Publicado em: 13/03/2019 às 14:59
Servidores municipais participam de treinamento sobre maus-tratos a animais
Capacitação aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no CRAS Pró-Arara
Secom/PMA Treinamento teve como público-alvo servidores municipais que atuam em denúncias sobre maus-tratos a animais

Na manhã desta quarta-feira (13), no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara, servidores municipais de Araras participaram de um treinamento sobre maus-tratos em animais. Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, por meio do Canil Municipal, a iniciativa foi ministrada pelo chefe da Patrulha Ambiental da cidade de Itapira/SP, Luiz Rogério de Oliveira.

“A nossa intenção foi trazer um profissional com experiência na área, para capacitar os funcionários que atuam nas denúncias de maus-tratos a animais, para saber como agir nestas situações. O curso foi oferecido para médicos veterinários, biólogos, guardas municipais, fiscais de meio ambiente, entre outros profissionais da Prefeitura que atuam nesta área”, explicouMariana Oliveira Mechi Brunhara, veterinária do Canil Municipal de Araras.

Com experiência em denúncias de maus-tratos a animais, o chefe da Patrulha Ambiental da cidade de Itapira/SP, Luiz Rogério de Oliveira, informou quais temas foram abordados no treinamento. “Em Itapira, nós criamos uma lei especifica de combate aos maus-tratos a animais, que tem sido utilizada como base em muitas cidades. Com a aplicação desta lei, nós conseguimos coibir e muito neste aspecto na cidade, o que nos deu certo controle nos casos. Nossa intenção foi mostrar a nossa conduta quando chegamos a residências, averiguar se há casos de maus-tratos, como orientar as pessoas e como agir em atuações”, disse.

A veterinária responsável pelo CRAS Pró-Arara, Fernanda Senter Magajevsk, comentou que diariamente o local recebe ligações sobre maus-tratos a animais. “Todos os dias nós recebemos denúncias e animais machucados. Atualmente, devido a nossa falta de espaço, não recebemos mais apreensões de animais ilegais. Diariamente, a Polícia Ambiental nos liga para apresentar uma nova denúncia. Espero que com a experiência de Itapira, possamos ter uma equipe especifica para este assunto”, comentou a veterinária.

Treinamento aprovado

O treinamento sobre maus-tratos a animais, realizado nesta quarta-feira (13), foi elogiado e aprovado pelos servidores municipais. “Para nós que trabalhamos no Canil, e vemos constantemente animais abandonados, amarrados em corda curta, sem cobertura, esse curso irá nos ajudar muito no dia a dia do serviço; bem produtivo”, disse o diretor de divisão do Canil Municipal, Ednilson Roberto Olivério.

Já o estagiário de Veterinária do Canil, Júlio Gregório, a palestra foi importante para conscientizar de forma geral sobre o assunto. “Foi importante para ter consciência sobre o que de fato são os maus-tratos e essa conscientização não passa apenas por criar ações para o bem-estar animal, mas também para informar esse tema para outras pessoas”, comentou.

Outras informações sobre o treinamento podem ser obtidas pelos telefones (19) 3547-8806 / 3547-8794 (Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura); (19)  3542-3538 (CRAS Pró-Arara) e (19) 3544-4413 (Canil Municipal).