Publicado em: 12/03/2019 às 14:48
Campanha de Combate à Tuberculose é intensificada
Iniciativa coordenada pelo SAE/CTA visa orientar a população sobre o diagnóstico precoce e prevenção da doença; trabalho de busca ativa será intensificado durante todo o mês de março
SecomTuberculose tem cura, informe-se

Acontece em Araras a Campanha de Combate à Tuberculose, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa coordenada pelo SAE/CTA (Serviço Ambulatorial Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento) visa orientar a população ararense sobre o diagnóstico precoce e prevenção da doença.

De acordo com o SAE/CTA, apesar da Semana de Combate à Tuberculose terminar, em Araras, na próxima sexta-feira (15), o trabalho de busca ativa será intensificado durante todo o mês de março. “Estaremos orientando a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce da doença e o tratamento que tem duração de seis meses. A tuberculose é transmitida de uma pessoa para a outra pelo ar. Em situações comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo a bactéria. Vale lembrar que compartilhar roupas, copos, talheres e outros objetos não transmite a tuberculose. No Brasil, a doença é um sério problema de saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e aproximadamente 4,5 mil mortes, em decorrência da doença. No mundo, mais de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, anualmente”, explicou a coordenadora do SAE/CTA, Gláucia Regina Teodoro.

Totalmente gratuito e pelo período de seis meses, o SAE/CTA investiga, trata e acompanha o indivíduo com tuberculose e pessoas próximas. Em Araras, até momento, 20 casos foram diagnosticados com a doença. Já em 2018, foram 36. Outras informações sobre a Semana de Combate podem ser obtidas pelo telefone (19) 3544-2064. O SAE/CTA está localizado na Rua Francisco Paulo Russo, 119, Centro.

O que é a tuberculose?

Sinais e sintomas

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Pessoas com Aids, diabetes, insuficiência renal crônica; desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a doença. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado; e rouquidão.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem qualquer indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Após 15 dias do início do tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, e só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.