Publicado em: 07/03/2019 às 11:18
Secretaria de Saúde divulga balanço dos casos de dengue em 2019 e pede conscientização da população
Até o momento, 10 casos positivos foram confirmados pela pasta, sendo nove autóctones (contraído no próprio município) e um importado (fora do município); apesar do número ser baixo, em relação às cidades vizinhas, Prefeitura pede que munícipes colaborem com a prevenção

Visitas dos agentes de endemias são realizadas com frequência em Araras

Em balanço divulgado nesta quinta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde informou que o município de Araras conta atualmente com 10 casos de dengue positivos confirmados, sendo nove autóctones (contraídos no município) e um importado (contraído fora). Além dos casos positivos, a cidade têm 16 negativos e 13 aguardando o resultado.

Os casos autóctones foram diagnosticados nos bairros Milton Severino (Jardim Aeroporto - 1), Portal do Sol (1), Bela Vista (1), Jardim José Ometto I (1), Jardim Itamaraty (1), José Ometto V (1) e no Centro (3). Já o importado, é do Jardim das Flores.  Em 2018, Araras registrou 18 casos da doença (12 autóctones e 6 importados).

“Neste ano, nós enfrentamos uma situação completamente diferente de 2018, onde poucos casos apareceram. Atualmente, toda a nossa região vem registrando bastantes casos. Por esse motivo, nós pedimos à população que cuide da sua residência, eliminado os focos dentro de suas casas. O nosso trabalho, juntamente com os agentes, será realizado com todo afinco e responsabilidade. Porém, precisamos do apoio dos nossos munícipes para não corrermos o risco da doença se alastrar, como aconteceu em 2015, quando a cidade registrou 2.815 casos. Os nossos balanços de dengues são atualizados diariamente”, comentou a coordenadora de endemias e zoonoses, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Para o prefeito Junior Franco, apesar de o número ser baixo, em relação ao que vem sendo divulgado de casos de cidades vizinhas, a população deve se conscientizar e ser rígida em relação à prevenção da dengue. “Estamos acompanhando os balanços das outras cidades e os números são assustadores. Em Araras, mesmo com as chuvas e a dificuldade nos trabalhos de limpeza pela pausa que tivemos, estamos trabalhando incansavelmente na coleta de entulho, limpeza dos ribeirões e fiscalização de locais abandonados. O importante é que a população também faça a parte dela, verificando quintais e locais onde a água possa estar parada, acompanhando dicas para eliminar os tipos de criadouros e respeitando as datas do descarte de entulho, evitando assim que o lixo fique por muito tempo em frente ao imóvel e se torne um criadouro”, disse.

Para combater a dengue em Araras, o Departamento de Endemias realiza as seguintes ações preventivas: visitas rotineiras em todas as regiões da cidade, nebulizações e no caso de encontrar focos da doença, acontecem bloqueios e controle de criadouros. Outras informações sobre o balanço divulgado podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-1522.

Dicas de prevenção e combate à dengue em residências

- Tampe os tonéis e caixas d’água;

- Mantenha as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.