Publicado em: 13/02/2019 às 12:00
Funcionários do TCA participam de programa de Prevenção de Acidentes
Iniciativa realiza mobilizações socioeducativas itinerantes a fim de disseminar informações essenciais em busca de um trânsito mais seguro
SecomVan é equipada com TV, cadeiras, mesas e sistema de geolocalização, além de uma equipe especializada em disseminar as orientações sobre segurança no trânsito e prevenção de acidentes

Para promover um transporte com segurança, eficiência e qualidade, funcionários do TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) receberam a van do Programa Sest/Senat de Prevenção de Acidentes. A ação é realizada pelo Sest (Serviço Social do Transporte) e pelo Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o público alvo destas mobilizações socioeducativas são motoristas dos sistemas de transporte municipal e intermunicipal.

Uma das 55 vans que estão percorrendo o Estado ficará o dia todo instalada nas dependências da autarquia. A van é equipada com TV, cadeiras, mesas e sistema de geolocalização, além de uma equipe especializada para disseminar as orientações sobre segurança no trânsito e prevenção de acidentes.

No caso da autarquia, funcionários do transporte urbano, escolar, setor de mecânica e dos guichês receberão a ação preventiva.

“Parcerias assim são necessárias para a prevenção de acidentes e para mantermos um trânsito mais seguro. De fato, nossos funcionários ficaram muito animados e, consequentemente, mais informados sobre orientações do trânsito”, comentou Élcio Rodrigues Júnior, presidente do TCA.

A iniciativa, desenvolvida pelo Sest/Senat junto à Confederação Nacional do Transporte, prevê a realização de ações de caráter preventivo, socioeducativo, de marketing social, saúde e qualidade de vida, por meio de peças promocionais e serviços oferecidos gratuitamente aos trabalhadores do setor em todo o país.

A ideia do projeto surgiu devido ao índice elevado de mortes em decorrência aos acidentes de trânsito e para contorná-la, o órgão acredita que investir em prevenção é o mais efetivo das políticas públicas.

De acordo com informações das equipes do Sest/Senat, a van irá percorrer algumas garagens de empresas de transportes particulares do município. A meta do Estado é de atender cerca 70 mil pessoas em um ano. Nacionalmente, 1 milhão de trabalhadores deverão ser atendidos. O atendimento nas empresas pode ser agendado pela própria unidade do Sest/Senat ou solicitado pela empresa, por meio do telefone  (19) 3503-0506.

Secom