Publicado em: 10/01/2019 às 14:20
Doações de livros para a Biblioteca Municipal estão suspensas
Medida tem como objetivo diminuir o fluxo de materiais que chegam, para contribuir com uma maior estruturação do espaço público

Buscando reorganizar a Biblioteca Municipal Martinico Prado, a Secretaria Municipal da Cultura interrompeu temporariamente as doações de livros oriundos da população para o espaço público. A medida tem o objetivo de diminuir o fluxo de materiais que chegam, até que seja concluída a reestruturação do local.

Recém-contratado pelo município, via concurso público, o bibliotecário Gustavo Grandini Bastos, explicou o porquê da tomada dessa decisão. “Anteriormente, o fluxo de doações era muito grande. E por muitas vezes, as pessoas até traziam livros úteis, porém, que não tinham interesse de estar em uma biblioteca. O espaço de uma biblioteca tem que ter um processo de seleção técnica. Além desses aspectos, nós temos uma limitação de espaço físico, que deve ser preenchido com materiais específicos”, explicou o bibliotecário.

Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com um acervo que varia entre 30 a 35 mil livros de vários autores, títulos, temas e para todas as idades. “Nas estatísticas de 2018, o número de empréstimos de livros ultrapassou 8.300, mostrando que o espaço é utilizado pela população, ela se sente confortável neste local”, acrescentou.

Na questão de “atividades oferecidas a população”, além da procura por livros (empréstimos), na biblioteca, há conexão Wi-Fi (internet sem fio), acesso aos computadores para pesquisas, serviço de impressão de documentos, além do auxilio dos funcionários do local. “A nossa ideia, futuramente, é que tenhamos atividades de mediação, estruturar rodas de leitura, contação de histórias, para atrair mais o pessoal, para formar um público leitor, principalmente as crianças. A Biblioteca não é só para vir pegar livro, é um ambiente de socialização também”, finalizou Bastos.

Além da presença do bibliotecário Gustavo, a Biblioteca Municipal conta com mais três servidores em seu quadro, sendo duas atendentes e uma servente.

Quero emprestar um livro, como eu faço?

Para emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil, basta realizar um cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No cadastro, é necessário um comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e uma taxa única de R$ 8,75.  Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha, possibilitando acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Os empréstimos de livros são válidos por 15 dias, sendo a renovação realizada pessoalmente ou pelo telefone 3551-1534. No site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br), há a possibilidade de consultar o acervo, por meio “dos serviços de utilidade da Prefeitura” – no ícone Biblioteca Municipal. A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, s/nº, Centro.