Publicado em: 12/11/2018 às 11:29
Alunos da rede municipal de ensino contaram neste ano de 2018 com projetos de educação ambiental em parceria com a FHO Uniararas
Acadêmicos da Instituição abordaram projetos como Contações de Histórias e Zoologia e Ecologia com os estudantes; outras propostas em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos em relação à sustentabilidade também foram destaques este ano

Durante o ano letivo de 2018, a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estabeleceu uma parceria com a FHO/Uniararas – Fundação Hermínio Ometto, para assuntos relacionados à educação ambiental – que permite a troca de experiências entre a instituição de ensino privado e o poder público – objetivando desenvolver o pensamento crítico dos alunos em relação ao assunto.

Os projetos desenvolvidos em parceria com a FHO foram: Contação de Histórias (com alunas do curso de Pedagogia) e Zoologia e Ecologia na escola (com os alunos do curso de Biologia). Ambas as atividades atendem às diretivas do PMVA (Programa Município VerdeAzul).

As Contações de Histórias aconteceram no período de 1º a 23 de outubro nas unidades escolares de Educação Infantil da rede municipal para os alunos da pré-escola.

Após o encerramento das contações nos estabelecimentos de ensino, as alunas do curso de Pedagogia que participaram da oficina e realizaram as contações receberam uma certificação atestando as horas de trabalho de extensão à comunidade.

Já o projeto Zoologia e Ecologia na escola, se iniciou em 13 de setembro e segue até o dia 30 deste mês na sede da FHO. O projeto aborda uma percepção cognitiva do aluno, transformando-o em sujeito ativo no aprendizado das ciências por meio de exercícios de observação, interação e investigação.

“De fato, essa parceria é uma troca bastante rica e produtiva. É de extrema importância educar, desde pequeno, as crianças sobre educação ambiental e vários outros temas relacionados à sustentabilidade”, comentou a Secretária Municipal de Educação, Mariana Mani Moura.

Proposta de Educação Ambiental na rede municipal de ensino

Além dos dois projetos em parceria com a FHO Uniararas e seguindo o calendário escolar de eventos temáticos ambientais em Araras, a Secretaria Municipal de Educação também firmou parcerias com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais e do DMA (Departamento de Meio Ambiente), também para o atendimento do Programa Município VerdeAzul, além de parceria com a Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social para atendimento do PTS Macrodrenagem.

As atividades realizadas conjuntamente entre eles foram a Semana da Água; Semana do Meio Ambiente e Semana de Defesa da Fauna e Flora, além do Projeto Ecobags: coleta seletiva do bem.

Semana da Água

O projeto Semana da Água, que aconteceu de 19 a 23 de março, foi instituído com objetivo de implementar  a Educação Ambiental no âmbito formal com ações que visam à mobilização e conscientização dos alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da conservação do Meio Ambiente e do uso consciente da água, a fim da sensibilização e apropriação de saberes que possibilitarão a mudança de atitudes e comportamentos em relação ao meio ambiente e incentivo em prol de sua conservação, assim como com relação ao consumo de água.

Semana do Meio Ambiente

O projeto Semana do Meio Ambiente, que aconteceu durante todo o mês de junho, foi instituído para fins de implementação da Educação Ambiental no âmbito formal com ações que visam a mobilização e conscientização dos alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da conservação do Meio Ambiente, a fim da sensibilização e apropriação de saberes que possibilitarão a mudança de atitudes e comportamentos em relação ao meio ambiente e incentivo em prol de sua conservação.

Semana da Fauna e da Flora

O projeto Semana da Defesa da Fauna e Flora, que aconteceu de 21 a 27 de setembro, também foi instituído para colocar em prática a Educação Ambiental no âmbito formal com ações que visam à mobilização e conscientização dos alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da conservação do habitat dos animais, da proteção da existência das espécies no Brasil, através da verificação das espécies ameaçadas de extinção através da realização de diversas ações de proteção da fauna e flora brasileiras.

Projeto Ecobags: coleta seletiva do bem

O Projeto Ecobags – Coleta Seletiva do Bem tem como objetivo estimular os alunos da rede municipal de ensino para o descarte correto dos resíduos e coleta seletiva. A ação integrada teve início no mês de abril, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social e Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais.

A finalidade da ação é contribuir com o meio ambiente por meio da coleta seletiva dentro das unidades escolares, que contam com a colaboração da equipe da Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa, que cederam duas Ecobags por unidade escolar participante do projeto; os materiais são retirados semanalmente ou sempre que necessário. O Projeto conta com um acompanhamento das unidades escolares e demais setores envolvidos com a proposta de trabalho do Projeto.

Secom

Projeto Zoologia e Ecologia na escola, se iniciou em 13 de setembro e segue até o dia 30 deste mês na sede da FHO

Secom

Projeto apresentou ações que visam à mobilização e conscientização dos alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da conservação do habitat dos animais, da proteção da existência das espécies no Brasil