Publicado em: 31/10/2018 às 13:48
Zona Azul de Araras completa 1 ano, com nova tecnologia, democratização das vagas e mais segurança
Sistema é inspirado nas cidades mais modernas do mundo, e a arrecadação é voltada para as despesas operacionais e investimentos no próprio trânsito

Instalada na região central de Araras há um ano, a nova Zona Azul trouxe benefícios diretos aos usuários e a toda população. A Zona Azul de Araras implantou um sistema mais moderno, com nova tecnologia, possibilitando o uso de um aplicativo para emissão dos tíquetes, além de democratizar as vagas oferecidas.

Outro fator importante com a municipalização da Zona Azul foi oferecer mais segurança aos usuários e aos comerciantes, com a presença constante da Guarda Civil Municipal para fiscalização. Nesse primeiro ano de atuação da GCM na Zona Azul, a criminalidade foi praticamente eliminada na região central. Importante ressaltar que esses guardas municipais que atuam na Zona Azul foram contratados exclusivamente para essa função, ou seja, o policiamento nas demais regiões da cidade não foi afetado.

A arrecadação da Zona Azul é revertida para pagamento das despesas operacionais e investimentos no próprio trânsito. Há também o caráter social do serviço, pois todo o valor arrecadado no segundo sábado de cada mês é revertido para o Fundo Social de Solidariedade.

Democratização das vagas e nova tecnologia

O principal objetivo do novo sistema é democratizar o acesso às vagas, permitindo que mais motoristas possam utilizar o espaço público ao longo do dia. Inspirada nas cidades mais modernas do mundo, quando o assunto é mobilidade urbana, a Zona Azul de Araras oferece diversas formas de pagamento, universalizando o acesso à tecnologia.

Agora o motorista ararense pode comprar, pagar, renovar e regularizar o tíquete do estacionamento diretamente pelo celular, com apenas alguns cliques utilizando o aplicativo gratuito Digipare. São aceitas todas as bandeiras de cartões de crédito e débito (Elo, apenas no crédito). Caso prefira, o motorista ainda pode emitir um boleto bancário. Para ter acesso às facilidades é preciso apenas cadastrar o CPF no sistema Digipare (seja pelo site www.digipare.com.br ou diretamente no app).

Para os motoristas que preferem pagar com dinheiro, a cidade de Araras já conta com mais de 60 postos de venda. É possível conferir os endereços no link https://www.digipare.com.br/Araras/Index.

Sem prazo de validade, os créditos adquiridos podem ser usados a qualquer momento nos municípios onde o sistema Digipare já está em funcionamento. Veja a lista http://digipare.com.br/Home/Cidades.

Outra novidade foi a implantação da chamada Área Verde, que permite o estacionamento na vaga por até 4 horas (240 minutos). Nas demais vagas da Zona Azul o tempo máximo é de 2 horas (120 minutos).

Para a fiscalização de trânsito, é importante que o motorista sempre esteja atento à placa do veículo informada no ato da emissão do tíquete, seja pelos meios digitais ou nos postos de venda.

O aplicativo é o jeito mais fácil de pagar pelo serviço e está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, e pode ser baixado diretamente na loja de download ou no site www.digipare.com.br.

Caso prefira, o motorista cadastrado no sistema Digipare pode ainda emitir o tíquete enviando um SMS ou pelo telefone 0800. É possível também cadastrar mais de um veículo no Digipare.

Em caso de dúvidas o motorista deve consultar o SAC da Digipare: 0800-941-3444. Digite a opção 0 para falar com um atendente. Ou pelo e-mail: contato@digipare.com.br.