Publicado em: 17/10/2018 às 16:13
APAE de Araras realiza a 21ª edição do festival desportivo adaptado Pezinho de Vento
Com o objetivo de integrar pessoas com deficiência no meio esportivo, o evento acontece dia 25, no ginásio da FHO/Uniararas

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araras irá realizar no dia 25 (quinta-feira) a 21ª edição do já tradicional “Pezinho de Vento” – festival desportivo adaptado, direcionado às pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com transtorno do espectro autista.

O evento – que irá contar com a participação de escolas e entidades da cidade – tem como objetivo proporcionar a integração de pessoas deficientes dentro do âmbito esportivo, por meio de atividades que incentivam hábitos saudáveis e uma melhor qualidade de vida. Além disso, a ação busca estimular e valorizar a autoestima de cada indivíduo como atletas especiais.

O festival esportivo engloba provas de atletismo de 50m e 100m, salto a distância, arremesso de pelota, futsal e dominó. Vale lembrar que, por não incentivar a competitividade, mas sim a superação pessoal de cada aluno, a premiação se dará de forma igualitária, num sistema onde todos receberão medalhas idênticas de participação, além de um troféu para cada instituição participante.

Contando com o apoio da Prefeitura de Araras, a cerimônia de abertura da 21ª edição do festival acontece no dia 25, às 9h15, no ginásio poliesportivo da FHO/Uniararas (Fundação Hermínio Ometto) – localizada na Avenida Maximiliano Baruto, 500 (Jardim Universitário). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3541-3133 (APAE Araras).

Sobre o festival Pezinho de Vento

Originalmente intitulado Festival de Atletismo “Pezinho de Vento”, quando criado em 1985 pela APAE Araras, a iniciativa contava apenas com competições de atletismo e salto a distância, com premiações específicas para cada prova e categoria.

Em pouco tempo o evento se tornou um dos mais importantes e prestigiados festivais esportivos, voltado para pessoas com deficiência intelectual. Com isso, passou a atrair alunos e atletas de diversas cidades. O festival evoluiu e, consequentemente, deixou de ser um simples evento esportivo, se adaptando a outras modalidades e buscando valorizar o potencial de alunos especiais dentro das atividades físicas.