Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 20/09/2018 às 10:33
Prefeitura e Condef realizam evento para comemorar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, na Câmara Municipal
Comemoração acontece dia 21, a partir das 9h, na parte externa do Legislativo; várias apresentações estão previstas

 

A Prefeitura de Araras, juntamente com o Condef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), realizam nesta sexta-feira (21) um evento com diversas atividades musicais de sensibilização e formação para celebrar uma data especial: o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O evento ocorrerá na parte externa da Câmara Municipal de Araras, às 9h.

A programação contará com apresentações variadas com o coral da Avida, a Banda da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araras), coreografia dos integrantes do Ceren (Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico) José Canzi Júnior e coreografia dos alunos do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Ettore Zuntini.

O evento tem parceria das Secretarias Municipais de Comunicação, Cultura, Governo e Esporte.

 

Sobre o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado neste 21 de setembro. A data chama a atenção, novamente, para a inclusão das pessoas com deficiência, quase um quarto da população brasileira.

O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Ações especiais do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência ocorrerão em todos os Estados, como entrega de documentos com reivindicações, seminários e eventos culturais.

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.

Nas escolas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o acesso de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014. Nesse intervalo, o número de matrículas de PCDs saltou de 145.141 para 698.768.

 

Clique aqui e veja o vídeo

 

Secom/Prefeitura de Araras