Publicado em: 23/08/2018 às 14:29
Com 4 rotatórias e lombofaixas, Prefeitura fará melhorias viárias na Avenida Padre Alarico Zacharias
Equipe da Prefeitura conseguiu verba do governo estadual do Programa de Segurança no Trânsito para obras variadas na Avenida Padre Alarico e em outras rotatórias da cidade; licitações já foram abertas

A Prefeitura de Araras fará importantes melhorias no trânsito da cidade por meio do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, com fiscalização do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito). O objetivo é a instalação de dispositivos que disciplinem o trânsito e a consequente diminuição do risco de acidentes.

O convênio já foi assinado entre o governo estadual, a Secretaria Municipal de Planejamento e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil. A liberação da verba estimada de R$ 657 mil já foi aprovada e a Prefeitura abriu na semana passada as licitações para contratação de empresas para a execução das obras.

A principal intervenção será na Avenida Padre Alarico Zacharias, no bairro Belvedere (liga o Centro à zona sul), atendendo reivindicações antigas dos moradores da região e de motoristas que utilizam a via com frequência. Serão quatro rotatórias e a instalação de várias lombofaixas ao longo de todo trecho da avenida, priorizando a travessia de pedestres.

As quatro rotatórias da Avenida Alarico serão nos seguintes locais: 1) Cruzamento com a Rua Rodrigues Alves (Restaurante Paladar); 2) Cruzamento com a Av. Renata Crespi Prado (Casa de Bombas do Saema); 3) Cruzamento com a Av Governador Garcez (Igreja Bom Jesus); e 4) Cruzamento com a Rua Henrique Dias. Serão construídas lombofaixas nesses quatro pontos de rotatórias, além de uma outra lombofaixa em frente a Clínica Sayão.

A rotatória prevista no cruzamento com a Rua Henrique Dias é uma reivindicação antiga dos moradores da região, pois o risco de acidentes no local sempre foi alto. O mesmo ocorre nos demais cruzamentos, onde a circulação de veículos é intensa.

Com a construção de quatro rotatórias ao longo da avenida, todos os demais acessos do canteiro central serão fechados, com exceção do acesso à entrada principal para a Clínica Sayão, com prioridade para uso de ambulâncias.

Na parte alta da Avenida Alarico, no sentido Centro/bairro, serão instaladas duas faixas de acomodação no canteiro central para os veículos, permitindo o acesso à esquerda para as Ruas Alagoas e Rio Grande do Norte, no Parque Industrial.

AÇÕES NA AVENIDA PADRE ALARICO ZACHARIAS

1. Rotatória

Cruzamento com a Rua Rodrigues Alves (Restaurante Paladar)

1. Rotatória

Cruzamento com a Av. Renata Crespi Prado (Casa de Bombas do Saema)

1. Rotatória

Cruzamento com a Av Governador Garcez (Igreja Bom Jesus)

Cruzamento com a Rua Henrique Dias

1. Lombofaixa na Clínica Sayão

1. Fechamento de todos os acessos

Exceção em frente à Clínica Sayão

1. Faixas de Acomodação no canteiro central

Permissão de acesso para as Ruas Alagoas e Rio Grande do Norte

Programa de Segurança no Trânsito prevê melhorias em outras cinco rotatórias da cidade

Este convênio que a Prefeitura de Araras assinou com o governo estadual não prevê obras de melhorias no trânsito somente na Avenida Padre Alarico Zacharias. As licitações abertas na semana passada pelo governo municipal serão para a execução de obras importantes em outras cinco rotatórias da cidade.

No cruzamento das ruas Padre Manoel da Nóbrega e Clóvis Beviláqua, em frente a Emeief Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, será construída uma rotatória do modelo berma galgável (concreto), além da instalação de lombofaixa, lombadas e sinalização. Atualmente, no local não há rotatória.

Em outras quatro rotatórias já existentes na cidade serão executadas intervenções de trânsito, com a instalação de lombadas padronizadas e sinalização em todas as vias que dão acesso a essas rotatórias, com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos. Essas rotatórias estão nos cruzamentos das seguintes avenidas/ruas: Ignácio Zurita Neto x Horácio Krepischi (Atacadão Tonin); Ignácio Zurita Neto x Rua dos Coroados (Maraca Bar); Augusta Viola da Costa x Carola (Pró-Saúde); e Augusta Viola da Costa x Orpheu Manente (Parque Ecológico).

Clique aqui e veja o vídeo.