Publicado em: 23/08/2018 às 11:47
Solenidade marca abertura da 2ª edição da Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções de Araras
Evento gratuito segue até o dia 30 de agosto, no Parque Ecológico e Cultural de Araras; exposição de 35 unidades escolares, mais do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura e da UNESP fazem parte da programação

Alunos, professores, gestores, autoridades locais e a comunidade em geral participaram, na manhã desta quinta-feira (23), da abertura da 2ª edição da Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções de Araras. O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, segue até o dia 30 de agosto, exceto no fim de semana, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Ruegger Ometto.

O objetivo da Feira é valorizar experiências de ensino que são realizadas nas escolas, além de divulgar as atividades pedagógicas com elevado potencial motivadoras do ensino e da prática científica e tecnológica no ambiente escolar, pois uma das etapas de maior importância do método científico é a experimentação. Neste espaço, as escolas têm a oportunidade de apresentar uma pequena parcela das atividades educativas que são colocadas em prática no dia a dia da rotina escolar.

Na solenidade de abertura do evento estavam o prefeito em exercício de Araras, Pedro Eliseu Sobrinho, a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura, o secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Paulo Bertolini, e o secretário de Comunicação Social e Institucional, Douglas Gonzaga.

A Feira de Ciências, que terá exposição de 35 unidades escolares, mais do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura e da UNESP, segue funcionando nos seguintes horários: das 8h30 às 10h30; das 14h30 às 16h30 e, nos dias 23 e 28, além dos horários mencionados, também no período noturno, das 19h às 21h.

“É um privilégio poder investir na Educação de Araras, porque só fazendo isso que nós vamos investir no conhecimento e melhorar o futuro de nossas crianças. Esse senso crítico de investigação, análise e procura de o aluno buscar a verdade dentro da ciência e da tecnologia é com o que faz que a realidade dele se multiplique e mude”, comentou a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura.

A 2ª edição reunirá estudantes das escolas da rede municipal, estadual e particular de Araras do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), Educação Infantil (Jardim), EJA (Educação de Jovens e Adultos 1º e 2º segmentos), com projetos relacionados ao tema da Feira realizados por universidades e exposições de diversos experimentos.

Entre as atrações, também terá o projeto “Cápsulas do Saber” – ação que fará com o que os estudantes sintam na pele os problemas causados pelos seres humanos ao meio ambiente, como poluição, queimadas, enfrentar a fúria de um furacão ou passar pelos desastres de uma enchente.

Quatro túneis infláveis foram instalados no Parque e cada um desenvolve um tema diferente relacionado ao meio ambiente. O projeto consiste em levar até a criança e a população em geral, numa linguagem simples e lúdica, informações sobre como evitar grandes catástrofes ambientais e proteger o meio ambiente.

Secom

Objetivo do evento é divulgar e valorizar experiências de ensino que são realizadas no cotidiano nas escolas

Secom

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 8.500 pessoas são esperadas na Feira