A Prefeitura de Araras está finalizando os últimos detalhes para inaugurar o Ganha Tempo, um programa de desburocratização dos serviços prestados pelo governo municipal. Nos moldes do Poupatempo, o Ganha Tempo Municipal será lançado em Araras dia 30 de setembro e estará funcionando no dia seguinte, dia 1º de outubro, na Rua Francisco Leite, 152, próximo à Praça Barão de Araras.
No último dia 16 de agosto, o prefeito em exercício Pedro Eliseu Sobrinho recebeu em seu gabinete diretores da empresa AGP Assessoria de Gestão Pública Ltda., que venceu a licitação e que é responsável por gerenciar os serviços que serão oferecidos para a população com o Ganha Tempo. O programa, viabilizado pela Secretaria Municipal de Administração, visa melhorar o atendimento ao cidadão, de forma centralizada.
No encontro, a empresa apresentou à Prefeitura os avanços do que já foi feito, do que está sendo feito e quais serão os próximos passos. A estrutura do Ganha Tempo terá 12 atendentes de multitarefas, além dos gerentes específicos, com capacidade de prestar até 470 atendimentos por dia inicialmente (capacidade máxima de 700 por dia). Num levantamento prévio, a Prefeitura concluiu que poderão ser ofertados até 400 serviços aos cidadãos, sendo 80 com resolução imediata. Nos serviços não solucionados de imediato os cidadãos sairão do Ganha Tempo com a data agendada para finalização de seu pedido.
Clique aqui e veja vídeo institucional do Ganha Tempo
O que já foi feito
• Levantamento e Diagnóstico dos serviços prestados
• Identificação dos principais gargalos envolvendo sistemas computacionais
• Definição e encaminhamento para solucionar gargalos
• Identificação dos servidores que possam contribuir diretamente no Ganha Tempo
O que está sendo feito
• Capacitação dos servidores (60) sobre processo administrativo e normas processuais
• Remodelagem e desburocratização dos serviços que serão prestados no Ganha Tempo
• Acompanhamento das ações para solucionar os gargalos envolvendo os sistemas computacionais legados
• Definição e envolvimento dos Gerentes
• Contratação de atendentes e estagiários
• Capacitação dos gestores de serviços nos sistemas de gestão do Ganha Tempo
Os próximos passos
• Adequação física, elétrica e lógica do prédio
• Adquirir uniformes para atendentes e gerentes
• Adquirir mobiliário para atendentes, gerentes, recepção
• Finalizar processos de contratação de servidores e estagiários
• Capacitação dos atendentes: Técnica, Comportamental e Prática
• Instalar todos os equipamentos, testar e homologar sistemas computacionais e da operação do Ganha Tempo
Secom/Prefeitura de Araras