Publicado em: 17/07/2018 às 16:52
5ª Feira de Adoção de Cães e Gatos resulta no amparo de cinco animais
Ação beneficente aconteceu no último sábado (14), na Praça Barão de Araras

A Feira de Adoção de Cães e Gatos – que chegou à sua 5ª edição no último sábado (14) – resultou num total de cinco cães adotados, dentre os 12 que estavam presentes nesta edição. A iniciativa beneficente em prol dos animais – uma realização da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, junto ao DMA (Departamento de Meio Ambiente) – aconteceu na Praça Barão de Araras, às 9h.

Para Luiz Pitelli, diretor do DMA (Departamento de Meio Ambiente), chegar à 5ª edição da Feira só mostra como a ação tem sido bem recebida pelo público. “A iniciativa dá uma nova oportunidade a animais que tiveram a sorte de serem, de alguma forma, resgatados pelo Canil Municipal e a chance de ganharem um novo lar. Com os eventos das feirinhas, a população passou a ter essa oportunidade de se aproximar mais do canil, através de seus animais, funcionários e voluntários das ONGs parceiras”, comentou ele.

Além da Feira, acontece também – juntamente a ela – o “Descarte Consciente”, projeto realizado pelo DMA (Departamento de Meio Ambiente, no qual a população tem a oportunidade de descartar de maneira correta: lâmpadas, pilhas, baterias, filmes de raio-x, esponjas de lavar louça, eletroeletrônicos, entre outros itens que podem causar danos à natureza.

“A Feira proporciona uma oportunidade de passarmos informações, formas de manejo e boas práticas com animais de estimação, e também aproveitamos o espaço para um ponto móvel do programa Descarte Consciente – que também tem sido um sucesso – onde a população tem a oportunidade de descartar óleo, pilhas e eletro eletrônicos entre outros de maneira correta”, finalizou Luiz Pitelli.

Até agora, desde a 1ª realização da Feira, 50 animais que estavam no Canil Municipal – local onde os animais são provenientes – foram adotados. O centro, que conta hoje com 100 animais – entre cães e gatos – está localizado na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, s/nº, região leste, e é aberto a todos, de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Para adotar diretamente do Canil, os interessados deverão ir até o local, munidos de documentação com foto e comprovante de residência. Após escolher o animal, a pessoa irá assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo a prestar todos os cuidados necessários, praticando, desta forma, a posse responsável e consciente. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-6704 (Serviços Públicos); 3547-8806 / 3547-8794 (DMA) e 3544-4413 (Canil Municipal).