Publicado em: 11/07/2018 às 09:18
Feira de Adoção de Cães e Gatos: evento chega à sua 5ª edição no próximo sábado
Iniciativa acontece ao lado do coreto da Praça Barão, das 9h às 13h; 12 animais estarão aptos à adoção

Dando continuidade à ação beneficente em prol dos animais, acontece neste sábado (14) a 5ª edição da já tradicional Feira de Adoção de Cães e Gatos, uma realização da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, junto ao DMA (Departamento de Meio Ambiente).

Entre os 100 animais presentes hoje no Canil Municipal, 12 cães – sendo 6 machos e 6 fêmeas – estarão aptos à doação na Feira. A iniciativa, que tem ganhado força e engajamento dos ararenses a cada edição, será realizada ao lado do coreto da Praça Barão de Araras (Centro), no próximo sábado (14), das 9h às 13h.

Para Marcela Gambarotto Teixeira, tecnóloga ambiental do DMA, a ação só tem melhorado, e as expectativas para a próxima edição são ótimas. “Desde março estamos com a Feirinha, que tem sido um grande sucesso. Os animais que chegam no canil, finalmente conseguem um lar, onde terão muito carinho da parte de sua nova família. Minha expectativa para a nossa 5° edição não poderia ser melhor. Com certeza teremos mais adoções, resultando, assim, em mais finais felizes”, comentou ela.

Vale lembrar que o Canil Municipal, local onde os animais são provenientes, está localizado na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, s/nº, região leste, e é aberto a todos, de segunda a sexta, das 7h às 16h. Até agora, desde a 1ª edição da iniciativa, 45 animais que estavam no canil foram adotados na Feira.

A 4º e última edição – realizada no dia 9 de junho deste ano – resultou na adoção de 8 animais, sendo eles 1 gato e 7 cães. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-6704 (Serviços Públicos); 3547-8806 / 3547-8794 (DMA) e 3544-4413 (Canil Municipal).

Como adotar?

No ato, os novos donos assinam um termo de responsabilidade e o DMA realiza trabalhos educacionais, esclarece dúvidas e orienta sobre guarda responsável e outros assuntos relacionados ao mundo animal. Todos os animais adotados já vão para os novos lares castrados.

Para adotar, basta levar um documento com foto, seja RG ou CNH, além do comprovante de residência. O DMA ressalta ainda que todos os animais estarão com microchip que permite registrar e identificar por meio de um número com dados do proprietário.

Projeto “Descarte Consciente”

Juntamente à Feira de Adoção de Cães e Gatos, acontece também o Descarte Consciente, projeto realizado pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, no qual a população tem a oportunidade de descartar de maneira correta: lâmpadas, pilhas, baterias, filmes de raio-x, esponjas de lavar louça, eletroeletrônicos, entre outros itens que podem causar danos à natureza.

“A cada edição, a procura e interesse das pessoas só têm aumentado. É muito gratificante notar que a população está com essa consciência de proteção à natureza”, comentou Marcela Gambarotto Teixeira, tecnóloga ambiental do DMA (Departamento de Meio Ambiente).

As empresas privadas e lojas que tiverem o lixo eletrônico em maior quantidade podem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente, que fica na Rua Cândida Lacerda, nº 231, Centro, ou pelos telefones: 3547-8806/ 3547-8794, que será agendada uma data para o descarte correto.