Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 03/07/2018 às 15:16
Nível dos reservatórios de Araras permanece estável, mas Saema pede economia no consumo de água
Atualmente, os níveis das represas que abastecem a cidade são: Hermínio Ometto: 93,12%; Água Boa: 98,6%; e Tambury: 93,33%

 

Dados divulgados na manhã desta terça-feira (3) pelo Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) apontam que os níveis das três represas que abastecem o município estão estáveis. Porém, a autarquia pede a conscientização da população ararense para que continue a economizar água.

A Represa Hermínio Ometto se encontra atualmente com 7,45m, sendo o seu máximo em 8 metros (93,12%). Já a Represa João Ometto Sobrinho - Água Boa atua com 14,8m, sendo o seu máximo em 15 metros (98,6%). E, por último, a Represa Antônio Meneghetti - Tambury segue com 14m, sendo o seu máximo 15 metros (93,33%). A Represa do Tambury abastece a Represa da Usina Santa Lúcia, de onde o Saema faz a captação.

Para garantir estabilidade no abastecimento, o Saema realiza monitoramento diário nas barragens que abastecem a cidade, utilizando réguas linimétricas – técnicas de medição de níveis d’água instaladas em cada barragem.

Até fevereiro de 2017, a autarquia captava água também do Rio Mogi Guaçu – medida necessária quando as represas apresentavam baixos níveis. Hoje, o Saema só recorre a essa captação quando os níveis das barragens caem, economizando energia elétrica ao diminuir a captação do rio.

 

Economia de água

Com a intenção de economizar ainda mais o consumo de água, o Saema vem realizando campanhas constantes de prevenção e conscientização do uso racional da água, além de várias intervenções, como: caça-vazamentos, troca de válvulas de regulagem de pressão, encanamentos e tubulações de grande vazão.

Ainda de acordo com os dados, atualmente Araras tem o consumo diário de 46 milhões de litros de água. “Apesar dos índices significativos de nossa cidade, é necessário um extremo cuidado. Afinal, água é um bem finito e por esse motivo devemos nos conscientizarmos cada vez mais para que não falte futuramente”, finalizou Franco.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Secom/Prefeitura de Araras