Publicado em: 26/06/2018 às 16:50
Copa do Mundo: disputas de futebol de botão fecham projeto interdisciplinar na Emef Professor João Poletti
Objetivo da iniciativa foi integrar as disciplinas comuns da educação básica com as especificas de artes, inglês e educação física

Em clima de Copa do Mundo, foi finalizado nesta terça-feira (26) o projeto interdisciplinar “Copa do Mundo de Futebol”, desenvolvido na Emef Professor João Poletti. O objetivo da iniciativa foi integrar as disciplinas comuns da educação básica com as especificas de artes, inglês e educação física.

“Esse trabalho foi realizado em conjunto com todos os funcionários da nossa escola. Ao todo, 300 alunos participaram desta iniciativa. O tema futebol é uma paixão nacional, por esse motivo, facilitou a participação do pessoal”, comentou a diretora da Emef, Carla Battistella.

O “ponto alto” do projeto foi às disputas da final do torneio de futebol botão, no estilo do campeonato mundial original. As decisões foram entre os times da Sérvia x Bélgica, representados pelos alunos Mateus (1º ano) e Lucas (4º ano), respectivamente. O título do período da manhã ficou com os belgas, por 3 a 2.  Fecharam o pódio os alunos Estevão – 4º ano, representante da Dinamarca; e Ryan - 2º ano, que “jogou” com o Uruguai. Já à tarde, a disputa final foi entre as seleções da França e de Portugal, com os alunos Laura (3º ano) e Miguel (2º ano). O campeão foi à França. As seleções da Arábia Saudita (Davi – 1º ano) e da Suécia (Vinicius – 3º ano) levaram o bronze e a 4ª colocação do torneio.

Além das disputas do futebol de botão, houve uma apresentação de dança dos estudantes municipais.

“Esse não é um evento inédito em nossa escola. Sempre quando há a realização de eventos esportivos de grande porte, como a Copa do Mundo, nós trazemos esses eventos para dentro de sala de aula. De uma maneira lúdica, como foi o caso do futebol de botão, nós englobamos todas as disciplinas neste projeto. Por meio da brincadeira, há o ensinamento”, explicou a professora de inglês da unidade ensino, Wandréia Lúcia de Oliveira Vestri Pedroso.

Essa foi à quarta vez que os alunos da escola municipal realizam atividades relacionadas a grandes competições esportivas mundiais. A primeira aconteceu em 2012, com as Olimpíadas de Londres; em 2014, com a Copa do Mundo de Futebol no Brasil; em 2016, com Jogos Olímpicos do Rio; e neste ano, com Copa da Rússia 2018. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-8126.

Clique aqui e veja o vídeo.

Secom/PMA

Os alunos vencedores do período da manhã com os profissionais da educação da Emef Professor João Poletti

Secom/PMA

Apresentação de dança também fez parte da festividade