Publicado em: 15/12/2016 às 15:42
Aterro Sanitário: área de transbordo de resíduos está em fase de acabamento
Com investimentos de mais de R$ 800 mil, construção visa à adequação segura e organizada da movimentação do lixo domiciliar do município

Com investimentos de mais de R$ 800 mil, a área de transbordo de resíduos do Aterro Sanitário, localizado na região leste, entrou em fase de acabamento nesta semana.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais, foram construídas seis baias que irão receber de maneira organizada e segura o lixo domiciliar e comercial recolhido em toda a cidade. A conclusão dos itens finais dessa estrutura está prevista para os próximos dias.

Nessa estrutura o lixo fica por algumas horas após o recolhimento, até que o veículo da Estre Ambiental, empresa dona do aterro privado de Paulínia, faça a retirada dos resíduos para leva-los à destinação final.

“Restam apenas detalhes para o término da obra. A construção atendeu a todas as exigências da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Foram realizados projetos por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, com apoio do Departamento de Meio Ambiente, para que tudo fosse feito dentro das regras estabelecidas”, explicou José Salim Shaib de Oliveira, engenheiro agrônomo da Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.

Segundo a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, cada baia tem altura que varia entre 2,8 metros e 3,5 metros. O piso das baias é totalmente impermeabilizado com uma espécie de manta plástica, para evitar contaminação do lençol freático.

Para isso, foi realizado também serviço de drenagem que irá esgotar o chorume acumulado – líquido decorrente da decomposição da matéria orgânica - para uma caixa de inspeção. Além disso, as baias também ganharam cobertura metálica.

A área de transbordo é o local onde os resíduos são armazenados até que sejam retirados e encaminhados ao aterro sanitário privado, localizado na cidade de Paulínia.

A obra foi supervisionada e coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais e foi executada pela empresa Oliveira & Dias Construtora e Saneamento LTDA, vencedora da licitação.

O aporte para a realização da obra foi gerenciado pela Prefeitura de Araras, por meio de recursos próprios. Ao todo, a adequação da área de transbordo do Aterro Sanitário Municipal teve o custo de R$ 825.647,42.

Anderson Cândido/Secom