Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 24/06/2016 às 15:27
Secretaria realiza palestras sobre DST/Aids para profissionais da saúde
Ações acontecem no polo da UAB de Araras; organização Mundial de Saúde estima que ocorram 340 milhões de casos de DSTs por ano no mundo

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma série de palestras sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) voltada a profissionais de saúde da cidade. A intenção é demonstrar a importância do trabalho em rede na prevenção, detecção, diagnóstico, redução de risco de transmissão vertical e tratamento precoce. Médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, psicólogos e representantes das Secretarias de Educação e de Ação e Inclusão Social participam do encontro.

Denominada Trabalhando DST / Aids em Rede, Uma Responsabilidade Compartilhada, a ação aconteceu na última quinta-feira (23) e segue ainda nesta sexta (24) e também nos dias 29 e 30 de junho, das 13h às 16h, no Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) na Avenida Nestlé, 58, próximo ao Centro Cultural.

As doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas pela sigla DSTs, são doenças transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais com uma pessoa infectada, sem o uso de métodos de barreira, como a camisinha e o preservativo feminino. O contágio por DSTs também pode ocorrer de mãe para filho, durante a gravidez ou parto, por meio do compartilhamento de seringas ou transfusão de sangue infectado. As mais conhecidas, além da Aids, são a sífilis, a gonorreia, a clamídia, o herpes genital e o HPV (Human Papillomavirus).

Os sintomas das DSTs são variados, assim como seus agentes causadores, que podem ser vírus, fungos ou bactérias. Algumas são de tratamento fácil e rápido, como, por exemplo, a gonorreia, enquanto outras, como a Aids, ainda não possuem uma cura definitiva e podem levar à morte.

A Organização Mundial de Saúde estima que ocorram 340 milhões de casos de DSTs por ano no mundo. A prevenção das DSTs, porém, é simples e o uso de preservativos, que podem fornecer uma barreira física durante as relações sexuais, é o melhor método para prevenir o contágio. Além disso, consultas regulares ao urologista ou ginecologista são muito importantes para diagnosticar a presença de alguma DST e realizar o tratamento apropriado.

 

 

Secom/PMA