Publicado em: 24/06/2016 às 10:36
Praça Jd. Rosana: ações de esporte, saúde e cidadania marcam entrega da academia de ginástica
Atividades acontecem neste domingo (26), a partir das 9h30; ao todo, 11 espaços públicos da cidade recebem a instalação de novas academias

Ações de saúde e esporte irão marcar a entrega da academia de ginástica ao ar livre na Praça José Celtron, no Jardim Rosana, zona oeste da cidade. A atividade acontece neste domingo (26), a partir das 9h30, na próprio espaço público, localizado

Dois enfermeiros da Secretaria de Saúde estarão o local para atender os cidadãos e realizar serviços gratuitos de verificação de peso, aferição de pressão arterial, orientações sobre alimentação saudável e conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Além disso, representantes da Secretaria de Esporte irão orientar os cidadãos sobre o uso adequado da nova academia de ginástica, oferecendo dicas de alongamento e melhor aproveitamento dos aparelhos.

A Praça José Celtron ainda recebeu melhorias no playground já existente com a instalação de um novo brinquedo, troca da areia e ampliação do espaço do playground.

Novas academias de ginástica e novos playgrounds
A instalação da academia de ginástica ao ar livre faz parte de um projeto da Prefeitura que vai contemplar 11 espaços públicos da cidade com os aparelhos e mais sete praças com novos brinquedos para crianças.

As academias de ginástica são compostas por equipamentos como simulador de esqui, simulador de caminhada, peitoral duplo, roda dupla, twist lateral, alongamento. Além disso, em algumas praças as academias de ginástica terão um equipamento chamado de remada, destinado a pessoas com deficiência.

Em todas as praças, são feitos os pisos de concreto para receber as bases e, em seguida, a instalação das academias.
Ainda em mais sete espaços públicos da cidade, também são instalados novos brinquedos do tipo multiplay, semelhantes ao do Lago Municipal. Eles são fornecidos pela empresa Mobilebras, vencedora da licitação na modalidade registro de preços. Os equipamentos são fabricados com estrutura em madeira plástica ou madeira de reflorestamento, mais precisamente eucalipto citryodora com tratamento em autoclave (CCA- Arseniato de Cobre Cromatado), que protege a madeira contra fungos e cupins.

Alguns deles já foram instalados, como é o caso do equipamento em frente ao Condomínio Arnaldo Mazon, próximo ao Narciso Gomes, zona sul.

No dia 1º de julho, a partir das 17h, a Prefeitura entrega mais uma academia de ginástica e um novo playground, desta vez aos moradores da zona sul, na Praça Vereador Bruno Moyses Batistela, na Vila Dona Rosa Zurita.

A instalação das academias de ginástica e brinquedos infantis visa atender às demandas indicadas na maior parte das reuniões do Orçamento Participativo.

Secom/PMA