Publicado em: 23/06/2016 às 12:57
Praça no Jardim Rosana recebe academia de ginástica
Ao todo, Prefeitura instalará neste ano 11 equipamentos em espaços públicos localizados em vários bairros da zona urbana e rural da cidade

A Praça José Celtron, localizada no Jardim Rosana, ganhou uma academia de ginástica ao ar livre. O equipamento será entregue à população neste domingo (26) no próprio local, que fica entre as ruas Maria Apparecida Lotto Milaré e Oswaldo Milaré.

A cerimônia começa a partir das 9h30 e terá também ações especiais de esporte, saúde e cidadania, coordenadas pelas secretarias municipais de Esporte, Lazer e Atividades e Motoras e de Saúde.

A praça ainda recebeu melhorias no playground já existente com a instalação de um novo brinquedo, troca da areia e ampliação do espaço do playground.

A instalação da academia de ginástica ao ar livre faz parte de um projeto da Prefeitura que vai contemplar 11 espaços públicos da cidade com os aparelhos e mais seis praças com novos playgrounds.

As academia de ginástica são compostas por equipamentos como simulador de esqui, simulador de caminhada, peitoral duplo, roda dupla, twist lateral, alongamento. Além disso, em algumas praças as academias de ginástica terão um equipamento chamado de remada, destinado a pessoas com deficiência.

Em todas as praças, são feitos os pisos de concreto para receber as bases e, em seguida, a instalação das academias.

Ainda em mais sete espaços públicos da cidade, também são instalados novos playgrounds do tipo multiplay, semelhantes ao do Lago Municipal. Eles são fornecidos pela empresa Mobilebras, vencedora da licitação na modalidade registro de preços. Os equipamentos são fabricados com estrutura em madeira plástica ou madeira de reflorestamento, mais precisamente, eucalipto citryodora com tratamento em autoclave (CCA- Arseniato de Cobre Cromatado), que protege a madeira contra fungos e cupins.

Alguns deles já foram instalados, como é o caso do equipamento em frente ao Condomínio Arnaldo Mazon, próximo ao Narciso Gomes, zona sul.

No dia 1º de julho, a partir das 17h, a Prefeitura entrega mais uma academia de ginástica e um novo playground, desta vez aos moradores da zona sul, na Praça Vereador Bruno Moyses Batistela, na Vila Dona Rosa Zurita.

A instalação das academias de ginástica e playgrounds visam atender as demandas indicadas na maior parte das reuniões do Orçamento Participativo.

Ações de Saúde e Esporte
Durante a entrega da academia de ginástica na Praça José Celtron serão realizadas ações especiais de saúde e esporte. Dois enfermeiros da Secretaria de Saúde estarão o local atendendo os cidadãos realizando serviços gratuitos de verificação de peso, aferição de pressão arterial, orientações sobre alimentação saudável e conscientização sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Além disso, uma equipe da Secretaria de Esporte irá orientar os cidadãos sobre o uso adequado da academia de ginástica, oferecendo dicas de alongamento e melhor aproveitamento dos aparelhos.

11 praças recebem academias de ginástica ao ar livre
• Praça Vereador Bruno Moyses Batistela (Vila Dona Rosa Zurita)
• Praça Noemia Fabrício dos Santos Gatto (Jardim Abolição)
• Praça José Gonçalves da Silva (Jardim Universitário)