Publicado em: 23/06/2016 às 12:51
Avenida Loreto recebe melhorias nos canteiros centrais
Serviços incluem a retirada do asfalto dos canteiro para o plantio de grama, reassentamento das guias e ainda o recapeamento asfáltico no entorno de duas rotatórias

A Avenida Loreto recebe melhorias no canteiro central que compõe a via. Em 2014, após consulta pública, a Prefeitura de Araras atendeu a decisão final dos moradores da região e fechou os acessos pelo canteiro, o que proporcionou mais segurança e diminuição na ocorrência de acidentes.

As melhorias são necessárias já que, até então, o fechamento foi feito apenas com as guias assentadas por cima do asfalto, provisoriamente. No entanto, novo projeto da Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade prevê a retirada do asfalto e o plantio de grama para que fique semelhante ao restante do canteiro da avenida.

Nesta semana, os serviços começaram com corte e retirada do pavimento e das guias. Os próximos passos contam ainda com plantio de 440 m² de grama, a reposição de 250 metros de guias e o recapeamento asfáltico de 1,8 mil m², que será feito no entorno das duas pequenas rotatórias, instaladas em 2014, no cruzamento das ruas Dr. Roberto Mercatelli e Paulo Américo Russo, próximo à Academia Ativa; e no cruzamento entre as ruas Paschoal Battel e Antonio Pereira, próximo à Orimad.

Loreto repaginada
As intervenções no trânsito da Loreto tiveram início em 2013, atendendo à indicação feita pela população em reuniões do Orçamento Participativo e também após consultas em duas audiências públicas. Tanto as rotatórias quanto o fechamento dos canteiros foram testados antes de serem implantados definitivamente no local.

Além dessas intervenções, a avenida ainda contou com duplicação da iluminação pública ao longo de toda a via, em trecho de aproximadamente 1,3 km, compreendido entre o Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto até as proximidades do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Ettore Zuntini.

Ao todo, serão instalados 206 novos braços de iluminação em 103 postes. O serviço ainda incluiu a substituição das antigas lâmpadas de 150 watts de vapor de sódio por modelos de 250 watts, além da instalação de dois braços de iluminação em cada um dos postes da avenida – até então, eles possuíam apenas uma lâmpada cada.

A obra foi realizada com recursos próprios da administração municipal e executada pela Elektro, contratada pela Prefeitura.

Secom/PMA