Publicado em: 23/06/2016 às 11:51
Fim de semana: teatro e sertanejo raiz são destaques da programação
Peça “O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer” será encenada no Centro Cultural sábado (25) e tem entrada franca

A programação cultural do fim de semana traz atrações diversificadas que irão agradar fãs de teatro e sertanejo raiz.

Neste sábado (25), a atração é a peça “O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer” com a Companhia de Teatro Acidental. O espetáculo é gratuito e acontece às 20h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

A peça, baseada na obra O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, procura colocar em cena – de maneira crua e sem uso de metáforas – as convulsões de uma sociedade movida pelo ódio, cultivado em nome da liberdade de expressão.

Com direção de Carlos Canhameiro, que também assina a dramaturgia ao lado dos integrantes da Cia de Teatro Acidental, a peça parte da investigação de O Beijo no Asfalto, considerada uma das mais importantes obras de Nelson Rodrigues. A montagem não é uma adaptação da peça, mas sim um comentário desenvolvido a partir dela. Sentados em uma mesa, os atores dão voz a discursos diversos, de intelectuais a agressivos, de literários a acadêmicos, como num estranho colóquio sobre a obra rodriguiana.

Para o diretor Carlos Canhameiro, debates já presentes na história original do homem cuja vida é destruída quando concede a um moribundo um beijo na boca, realizando seu último pedido, serão aqui levados às últimas e radicais consequências, discorrendo sobre a imprensa e seu poder. “Sempre me interessei pela última cena de O Beijo no Asfalto e a utilizei como ponto de partida para abordar o tema da prisão própria, porém até ela foi descartada nessa montagem para dar espaço ao ódio”, conta ele.

Paralelamente à apresentação do espetáculo, a Cia de Teatro Acidental traz, às 18h, também no Centro Cultural, uma palestra com o jornalista Matheus Pichonelli a respeito do “ódio como afeto político”, buscando refletir sobre o crescente discurso de ódio no debate político, sobretudo na internet.

Matheus Pichonelli é formado em jornalismo e ciências sociais. Trabalhou em veículos como Folha de S.Paulo, Gazeta Esportiva, portal iG e Carta Capital, onde mantém uma coluna sobre sociedade, cinema e comportamento. Em seu blog no Yahoo, analisa as ações e discursos comuns de políticos e eleitores em um país ainda sequestrado pelo sufixo “ismo”: o racismo, o patrimonialismo, o machismo, o sexismo, e o paternalismo.

Homenagem a Inhana
Também no sábado (25), às 20h30, a Orquestra de Violeiros de Araras irá apresentar o show Homenagem à Inhana, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo. A cantora Inhana era ararense e mulher de Cascatinha – juntos, eles formaram uma das principais duplas sertanejas do Brasil. Suas mais famosas músicas foram Índia (1952), Meu Primeiro Amor (1952) e Colcha de Retalhos (1959).

Já a Orquestra de Violeiros de Araras completa 15 anos de atividade e atualmente é coordenada pelo músico Alexandre Braz (Xandão). A orquestra foi a primeira na história a tocar com uma orquestra sinfônica (Poços de Caldas), no ano de 2005, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo.

O principal objetivo é levar a cultura e a tradição da música sertaneja raiz a todos os públicos e gerações. Como conterrâneos de Inhana, os integrantes da orquestra prezam por sempre homenageá-la em suas apresentações, pois, além de uma grande musicista que levou a música sertaneja raiz até para fora do Brasil, ela serve também de grande inspiração a eles. Os ingressos para apresentação custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia).

Nesta quinta (23) e sexta-feira (24), a programação traz o espetáculo de dança Em algum ponto de vista…, encenado pelo Balé da Cidade de Rio Claro. A peça tem entrada franca e acontece às 20h30, nos dois dias, no Teatro Estadual.

Já no domingo (26), o cantor Carlos Navas apresenta o show musical infantil Chico e Vinicius Para Crianças, às 16h. Os ingressos são R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) – menores de seis anos não pagam entrada.

Programação cultural do fim de semana

Sexta (24)
8h30 - Aula de Capoeira | CEU “José Olavo Paganotti” - Praça “Jorge Assumpção” - José Ometto 1
14h30 - Aula de Capoeira | CEU “José Olavo Paganotti” - Praça “Jorge Assumpção” -