Publicado em: 22/06/2016 às 15:24
PAC 2: concretagem da laje dá sequência à construção da ponte entre os ribeirões
Próximo passo será a pavimentação do dispositivo que está sendo instalado próximo ao cruzamento entre as Avenidas Milton Severino e Dona Renata; obra faz parte do projeto de macrodrenagem urbana

A concretagem da laje da nova ponte que está sendo construída na confluência dos Ribeirões das Araras e das Furnas, próximo ao Residencial Samantha, começou na manhã desta quarta-feira (22). A obra integra o projeto de macrodrenagem urbana realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e o Governo Federal, com recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

“A nova ponte tem uma estrutura totalmente segura e além disso irá melhorar consideravelmente a mobilidade da região”, disse Fábio Franco, secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade.

Após a concretagem, será realizada a pavimentação da ponte – última fase do processo. O andamento das obras depende muito das condições meteorológicas e a previsão, se tudo acontecer de acordo com o cronograma, é que a instalação da nova ponte seja concluída em dois meses.

Macrodrenagem urbana

As obras de macrodrenagem urbana visam diminuir a ocorrência de enchentes em pontos considerados críticos da cidade, principalmente no Ribeirão das Furnas. Os trabalhos envolvem o alargamento da calha do Ribeirão das Furnas e de parte do das Araras, em um trecho de aproximadamente 2,1 km, localizado entre as proximidades do Flat Lagoa Serena e a confluência dos Ribeirões das Furnas e das Araras, perto da entrada do Residencial Samantha.

O trecho de obras no Ribeirão das Furnas é considerado um dos mais críticos de todo o projeto, principalmente próximo ao Colégio COC, ponto recorrente de alagamentos no período de chuvas intensas. As obras foram retomadas após reprogramação e adequação do projeto inicial. O projeto também inclui a construção de uma mureta do tipo “New Jersey” ao longo de toda a canalização.

O sistema de macrodrenagem urbana envolve, ao todo, a canalização de 1.100 metros do Córrego do Facão (já concluído), a construção de três reservatórios de contenção de águas pluviais, próximo ao Narciso Gomes (obra também já concluída), e a troca de 15 pontes, visando adequá-las às intervenções do PAC 2.

Secom/PMA