Publicado em: 22/06/2016 às 11:20
PAC 2: palestras do Trabalho Técnico Social são realizadas nas escolas municipais
Ação de educação ambiental é parte integrante do TTS que tem por finalidade ampliar o conhecimento e a divulgação das obras de macrodrenagem urbana

A equipe do TTS (Trabalho Técnico Social) das obras de macrodrenagem urbana do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) está percorrendo 10 escolas municipais realizando palestras com o tema "Água e Energia".

O TTS tem por principal objetivo intensificar a divulgação sobre o andamento das obras de macrodrenagem junto à comunidade e de todas as suas etapas, além de prestar contas dos investimentos realizados para ela ser executada e seus resultados positivos, visando evitar enchentes e alagamentos em dias de chuvas fortes.

As palestras nas escolas ainda contarão com mais duas etapas que irão abordar temas diferentes. Duas escolas já receberam as atividades: Emef Thereza Colette Ometto e Emei Professora Maryângela Martini. A próxima unidade a receber o projeto será a Emei Professor Paulo Rolando Lordello (confira o cronograma completo no final da matéria).

"Na ocasião, todas as unidades escolares previstas no cronograma do TTS irão receber a visita da equipe técnica, que possui formação na área ambiental e social. A equipe irá trabalhar o tema sugerido com dinâmicas e atividades lúdicas. Nesta primeira, serão reforçadas temáticas ambientais como o uso racional da água, eficiência energética, esgotamento sanitário e preservação ambiental. Além disso, será lançado um desafio dentro de cada unidade escolar visando à redução do consumo de energia”, explicou Bruna Fatoretto, responsável pelas ações de educação ambiental do DMA (Departamento de Meio Ambiente), órgão vinculado à Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais.

Também durante a palestra, são analisadas as contas de energia de cada unidade, para verificação dos resultados e empenho dos alunos no desafio da economia de energia. As contas de energia das unidades escolares da rede municipal são controladas pelo GEM (Gestão Energética Municipal).

Mais sobre o TTS
O TTS também é responsável pela divulgação sobre o andamento de outra obra importante que conta com investimentos do PAC: a modernização do sistema de tratamento de esgoto de Araras.

Além disso, o TTS tem a função primordial de fomentar atividades que levem a população a refletir e se tornar participante dos processos de avaliação a serem realizados, a fim de aprimorar a intervenções necessárias para execução das obras.

Este trabalho era anteriormente realizado pelo Instituto Ambiente Total. No entanto, o contrato foi encerrado e, no momento, o trabalho é realizado pelas Secretarias de Ação e Inclusão Social e pelo Departamento de Meio Ambiente, agora vinculado à Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.

10 escolas municipais irão receber o projeto
• Emef Professora Adalgisa Perim B. Franzini
• Emef Thereza Colette Ometto
• Emeief Professora Maria Zélia P. Martini Pereira (CAIC)