Publicado em: 21/06/2016 às 12:22
Arraial na Praça 2016 atraiu cerca de 30 mil pessoas em três noites
Avaliação é da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que afirma não ter registrado qualquer ocorrência relevante durante o evento, que teve programação cultural e gastronomia típicas

O Arraial na Praça 2016, que aconteceu de sexta (17) a domingo (19), na Praça Barão de Araras, reuniu cerca de 30 mil pessoas nas três noites, segundo avaliação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. A festa é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, com apoio de outras pastas e parceria com entidades assistenciais de Araras.

De acordo com o secretário João Tranquilo Beraldo, nenhuma ocorrência de relevância foi registrada no perímetro do evento, que contou com a atuação de guardas municipais, agentes de trânsito e também de policiais militares. “Guarda, Demutran e PM atuaram em conjunto e, felizmente, como já é tradição, foi uma festa muito tranquila”, disse o secretário.

O maior público foi registrado na noite de domingo, quando se apresentou a dupla Teodoro & Sampaio. Nas contas da Secretaria de Segurança, pelo menos 12 mil pessoas lotaram a praça, sendo que por volta de 21h, quando o show da dupla já havia começado, todo o largo da Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio (onde fica o palco principal da festa) estava tomado pela plateia e, ainda assim, havia grande movimento nas demais áreas da praça e nas barracas das entidades, que, como nos anos anteriores, responderam pelo comércio de alimentos e bebidas do evento.

Antes do show de Teodoro & Sampaio já haviam passado pelo palco principal outras atrações, nas primeiras noites da festa, como as duplas Matheus & Daniel, Belmonte & Amaraí e Orquestra de Violeiros de Araras. Outras atrações que também agradaram o público foram a Quadrilha Fogo na Tuia, Isaak do Acordeon, Barbosa do Acordeon e Grupo Amigos Catireiros de Araras.

Segundo a secretária de Ação Cultural Kelly Moraes, a produção e a execução do evento ficaram dentro das expectativas. “A gente avalia que foi tudo tranquilo, com ótima aceitação do público. Foi mais uma festa familiar”, comemorou.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla também se declarou satisfeito com o resultado de mais uma edição do Arraial. “Não tem como não se emocionar com a praça cheia de gente, de todas as idades, se confraternizando. E ver também os voluntários das entidades trabalhando com tanta união e carinho pelo que fazem, é igualmente gratificante. Essa é uma das festas já consagradas no município e que pertencem à população, que mostra o quanto aprecia e prestigia o evento”, disse.

Toda a renda líquida da comercialização de alimentos e bebidas do Arraial é repartida igualmente entre as entidades participantes. Nas próximas semanas, o rateio será oficializado com a entrega dos valores às entidades.

O próximo evento similar a esse que acontece na Praça Barão é o Festival do Café & Chocolate, de 15 a 17 de julho, também com comidas e bebidas típicas, participação das entidades e atrações musicais nos gêneros MPB (Música Popular Brasileira), música clássica e rock.

Secom/PMA