Publicado em: 17/06/2016 às 16:04
Concessão da Prefeitura, Restaurante do Lago apresenta sua nova configuração
Concessionário do local até 2036, José Vieira (Zé Português) e familiares convidaram autoridades para conhecer o espaço totalmente revitalizado; estabelecimento abre ao público nesta sexta-feira (17)

Um novo restaurante, totalmente repaginado, modernizado e com novas dependências, construídas em consonância com as exigências sanitárias, de acessibilidade e segurança. Assim pode ser classificado o Restaurante do Lago, com sua nova configuração, apresentada às autoridades na noite da última quinta-feira (16).

Concessão municipal, o restaurante integra o complexo gastronômico e de turismo do Parque Municipal Fábio da Silva Prado - Lago, que é apontado – inclusive em recente pesquisa encomendada pela Prefeitura sobre o potencial turístico de Araras – como nosso principal cartão-postal.

A apresentação do restaurante reformulado às autoridades é o desfecho de um processo que começou ainda em 2015, com a mais recente licitação da concessão municipal para o local.

José Vieira, mais conhecido como Zé Português, que já era o concessionário do restaurante nas últimas duas décadas, venceu novamente a licitação e obteve o direito de explorar o espaço por mais 20 anos, a contar de 2016, até 2036.

No contrato que rege a concessão, e mesmo no edital, já constavam diversas exigências de modernização e adequações nas instalações do restaurante. A Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, em consonância com outras secretarias e baseada em normas sanitárias, de acessibilidade e segurança elencou uma série de melhorias a serem feitas compulsoriamente pelo concessionário.

Zé Português e sua família mostraram ontem o resultado do processo que começou no início deste ano, já que o restaurante havia fechado após os festejos do Réveillon para a ampla reforma consignada na licitação. Naquela época, ao lado do restaurante, o concessionário já havia reformado um antigo anexo que foi transformado em choperia – o Buteko do Portuga, inaugurado ainda em janeiro.

Com a conclusão das obras do restaurante, todo o complexo passa a funcionar com melhorias, como novo projeto de iluminação e climatização do restaurante e demais dependências, nova cozinha, novas áreas para armazenamento, novos banheiros, novas instalações para gás, novo espaço para descarte do lixo, dispositivos para acessibilidade, itens de segurança, entre outras inovações.

Prestigiaram a apresentação das novas instalações o prefeito Nelson Dimas Brambilla, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Elaine Brambilla, a presidente da Câmara Magda Celidório, os vereadores Valdevir Anadão (Dê), Breno Cortella, Marcelo de Oliveira, Erinson Mercatelli, Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) e Eder Müller, além de secretários municipais e da presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Ana Deguchi.

Para a presidente da Câmara Magda Celidório, a renovação do espaço do restaurante tem importância para a cidade não só no aspecto turístico e gastronômico, mas afetivo. “Estou vendo aqui muitas pessoas que se casaram neste local. Inclusive eu. Vir com a família ao Restaurante do Lago é algo que marca nossa existência, faz parte da nossa história de vida. Desejo ainda mais sucesso a essa família e a esse local tão especial”, disse ela.

O concessionário Zé Português fez questão de agradecer sua equipe de funcionários, sua esposa, Suely Marconi Vieira, e os filhos pelo apoio e afirmou que a família fez o que entendeu ser o melhor para os clientes do local. “Nós trabalhamos muito para deixar tudo mais moderno, mais confortável e com mais qualidade. Esperamos que todos gostem”, disse.

O prefeito Brambilla elogiou a coragem da família Vieira. “Vocês não se intimidaram nem mesmo com as dificuldades que o país atravessa. Não tiveram medo de enfrentar uma licitação complexa, cheia de exigências, porque entenderam que as leis precisam ser cumpridas. Tudo que se faz com base na legalidade, se faz certo. E o que começa certo tem muito mais chances de êxito”, afirmou.

Brambilla lembrou que a Prefeitura vem investindo também no próprio parque ao longo dos últimos três anos. “Revitalizamos o Lago em duas fases, uma com o novo playground e outra com o novo jardim na área do antigo zoológico, onde instalamos o Cras (Centro de Reabilitação de Aves Silvestres). São atrativos que vem trazendo muito mais pessoas para este local, que precisava ter um restaurante assim: moderno, acolhedor e que certamente favorecerá ainda mais o nosso turismo”, disse ele.

Secom/PMA