Publicado em: 15/06/2016 às 15:58
Combate ao Aedes: Saúde isola tipo 1 de dengue em Araras
Último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde aponta 400 casos confirmados da doença este ano; vírus tipo 1 é o mais comum na região

A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu isolar o vírus tipo 1 da dengue, considerado o mais comum da doença, em Araras. Dos cinco pedidos de isolamento viral encaminhados ao Instituto Adolf Lutz, segundo o setor de Controle de Endemias, apenas o resultado deste, cujo material foi coletado no Parque Industrial (zona sul), chegou - os demais exames ainda não ficaram prontos. As outras amostras encaminhadas ao IAL são das regiões norte, leste, oeste e central.

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é causada por quatro diferentes tipos de vírus – DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4 - e a identificação é importante porque possibilita às autoridades públicas mais condições de acompanhar o avanço da doença e os riscos que envolvem a população.

Segundo a chefe do Setor de Controle de Endemias Luciana Cristina Bianco, só é possível detectar o tipo de vírus se o paciente chegar antes do 3º dia de sintomas. “Até o terceiro dia, é possível realizar o exame de NS1, que é um teste rápido que detecta o tipo de proteína e, consequentemente, o tipo de dengue, porém é muito difícil que isto aconteça. Na grande maioria das vezes, a pessoa que está com dengue deixa para procurar auxilio médico quando os sintomas já estão mais avançados” comentou.

É importante ressaltar que a dengue tipo 1 apresenta os mesmos sintomas dos demais sorotipos 2, 3 ou 4. “Ao isolarmos o tipo 1, sabemos também em quais regiões da cidade estão acontecendo esses casos. Além disso, em caso de epidemia, conseguimos saber qual o número de pessoas que não seriam mais infectadas com esse tipo de vírus”, finalizou.

Segundo o último balanço do setor de Controle de Endemias, Araras contabiliza 400 casos da doença este ano - destes, 384 são autóctones (contraídos na cidade) e 16 importados. Há ainda 5 pessoas aguardando resultado de exames para diagnóstico.

Embora o número de confirmações tenha diminuído nas últimas semanas, as ações de combate à dengue continuam acontecendo normalmente nas várias regiões da cidade. O trabalho de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a febre chikungunya e o zika vírus, é constante e necessita da colaboração da população. Entre as principais medidas para evitar a proliferação do inseto está a eliminação de objetos e recipientes que possam acumular água.

Sintomas da doença

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor de cabeça e nos olhos, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos.

Pacientes que apresentarem estes sintomas devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa. Mais informações podem ser obtidas também na Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no CS 2 Dr João Geraldo Noronha, ao lado do Corpo de Bombeiros. O telefone é 3543-1522.

Secom/PMA