Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 15/06/2016 às 15:39
Revitalização do Parque Ecológico: tirolesa terá 150 m de extensão e circuito de arvorismo, 105 m
Estruturas estão sendo instaladas no local e integram o projeto de revitalização do espaço, que segue com construção de banheiros, academias de ginástica, playgrounds e nova iluminação

A revitalização do Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto inclui novidades que irão agradar os fãs de esporte radical e aventura. Estruturas para as práticas de tirolesa e de arvorismo já começaram a ser instaladas no local.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, a tirolesa que passará por cima de um dos lagos do espaço de lazer terá 150 metros de extensão por seis metros de altura; já o circuito de arvorismo terá 105 metros de comprimento – as estações serão instaladas de três a seis metros de altura, nas copas de árvores.

A instalação dos equipamentos é de responsável da empresa ararense Antonio Carlos Geromel Portilho M.E., vencedora de licitação.

“O prazo para execução da obra, em contrato, é de 90 dias. Nestes 30 dias de trabalhos, o andamento dos serviços tem evoluído bastante, com a instalação das estruturas, entre outros dispositivos. Após a revitalização e a instalação desses novos equipamentos, o Parque Ecológico, que já é considerado um dos principais cartões postais da cidade, receberá ainda mais visitantes e turistas de outras cidades”, comentou a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Marina Vianna Barreti.

A tirolesa é uma atividade esportiva que consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca por meio de roldanas conectadas por mosquetões a um arnês. Tal atividade permite ao praticante a sensação de “sobrevoar” o terreno, sem exigir esforço físico. O projeto prevê a construção da estrutura de sustentação do cabo aéreo “cortando” diagonalmente um dos lagos do Parque, de uma margem a outra.

Já o arvorismo são passeios em trilhas previamente instaladas em árvores. Neste caso, as árvores servem apenas como torres de suporte para equipamentos fixos, utilizadas em atividades lúdicas, esportivas e turísticas. A estrutura de madeira está sendo instalada serpenteando árvores existentes no Parque.

Tanto a tirolesa quanto o arvorismo são atividades incentivadas pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo). “Sabemos que estas práticas esportivas atraem turistas e reforçam ainda mais o potencial de Araras”, observou a presidente do Conselho, Ana Deguchi.

Concessão

Paralelamente à instalação dos equipamentos, o Executivo Municipal também encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei n°. 24/2016, que autoriza a implantação do serviço público de arvorismo e tirolesa no Parque Ecológico e outorga, mediante concessão de direito real de uso, os serviços, a administração e sua exploração. O documento está em tramitação no Legislativo.

De acordo com o projeto, a empresa será escolhida via licitação na modalidade concorrência pública e a concessão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários. À empresa caberá cumprir com a modernidade das técnicas, dos equipamentos e das instalações, bem como a sua conservação e a melhoria e expansão do serviço.

Para utilização do serviços será cobrada tarifa que deverá ser fixada na proposta vencedora da licitação. O prazo da concessão será de no máximo de 20 anos, ficando sua prorrogação condicionada à autorização legislativa.

Todas as melhorias já existentes ou a serem realizadas nas áreas objeto da concessão de uso, ficarão definitivamente incorporadas ao Patrimônio do Município, sem que o concessionário tenha o direito de qualquer indenização.

Revitalização

A revitalização do Parque Ecológico envolve ainda outras intervenções, como a construção de novos playgrounds, sendo um deles com brinquedos acessíveis para pessoas com deficiência. Os parquinhos estão sendo instalados em dois pontos diferentes: um mais próximo ao Conjunto Habitacional Heitor Villa-Lobos e outro perto do recinto de eventos.

As novas academias de ginástica ao ar livre também serão distribuídas em pontos estratégicos, de modo a facilitar o acesso de moradores tanto do Villa-Lobos e região quanto de quem vive no Jardim Luíza Maria e bairros próximos.

Junto de um dos playgrounds – o que ficará mais perto do Villa-Lobos, haverá ainda um conjunto com banheiros masculino, feminino e para deficientes.

Estão previstos também neste projeto específico a conservação das margens do lago (chamadas de “prainhas”), a construção de três lombofaixas – duas na José Pavan e outra na Melvin Jones, a construção de uma mureta de floreira dividindo o recinto da Festa do Peão do restante do parque, reparos gerais, instalação de dois bebedouros, novo paisagismo, além da retirada de três eucaliptos que estão com as raízes danificadas, próximo à loja de construção Bom Retiro.

Além disso, uma outra licitação contempla a revitalização de todo sistema de iluminação do parque. O conjunto de iluminação será composto de mais de 100 postes. São 73 com sete metros de altura e outros 32 com altura de 12 metros. Neles, são instalados conjuntos de lâmpadas de vapor metálico que darão ao Parque um efeito luminoso eficiente para trazer mais segurança e tranquilidade a quem frequenta o local.

O projeto também prevê a instalação de mais de 30 refletores, que serão acoplados em caixas próximo a algumas das árvores mais frondosas e em pontos estratégicos para criar um efeito cênico, que hoje já existe em alguns pontos da Praça Barão de Araras. A revitalização conta com investimento total de R$ 1,2 milhão.

Calçamento e equipamentos de madeira

Paralelamente a isso, o Parque Ecológico também terá novas calçadas. Projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas prevê construção de 3,2 mil m² de novos passeios públicos no interior do Parque.

As obras já tiveram início e envolvem também a retirada de 1,7 mil m² da camada asfáltica deteriorada, que será substituída por novos passeios públicos.

Além disso, o projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento também inclui a construção do prolongamento de um dos passeios públicos do espaço, completando todo o entorno de um dos lagos com calçadas e dando acesso à Avenida Melvin Jones e ao Parque Linear do Córrego do Andrezinho.

Além disso, as estruturas de madeira que decoram e garantem acessibilidade a algumas áreas do local também estão passando por manutenção.

 

Anderson Cândido/Secom