Publicado em: 13/06/2016 às 14:46
Após vários pedidos da Prefeitura, Correios liberam CEPs para bairros de Araras
Segundo informações do setor de Cadastro Técnico da Prefeitura, situação foi regularizada nos 11 bairros que ainda não possuíam identificação postal; moradores devem consultar CEP no site dos Correios

Todos os bairros de Araras passaram a ter CEP. A identificação postal foi fornecida pelos Correios após reiterados pedidos realizados pela Prefeitura de Araras – os protocolos mais antigos datam de 2013; os mais recentes, de fevereiro deste ano.

De acordo com levantamento do setor de Cadastro Técnico da administração municipal, a medida beneficiou mais de mil imóveis dos 11 bairros que ainda estavam sem esta identificação do código de endereçamento postal, o que causava transtornos aos cidadãos.

Moradores de bairros como Jardim Esmeralda, Terras de Carolina, Encosta do Sol, Jardim Esplanada, Residencial Prefeito Jair Coletta, Residencial Portal do Sol, Residencial Prefeito Milton Severino, Jardim Campos Verdes, Residencial Samantha 3, Jardim das Araras 1 e Jardim das Araras 3 devem consultar o CEP no site dos Correios – www.correios.com.br. Há um campo específico no portal para realizar a busca.

A entrega de correspondências e encomendas nestas localidades, porém, ainda depende de reestruturação interna dos Correios – o serviço também foi solicitado diversas vezes por meio de protocolos da Prefeitura.

Ofício encaminhado pela diretoria regional da empresa, sediada em Bauru/SP, à Prefeitura de Araras, no mês passado, explica que os Correios utilizam uma ferramenta corporativa chamada de “Sistema de Distritamento” para “calcular os recursos necessários (efetivo, equipamentos e veículos) que a unidade responsável pela distribuição domiciliária de correspondências deve possuir para atender a demanda local”.

O documento cita ainda que “como as cidades estão em constante crescimento, surgindo novos bairros a cada dia, como é o caso dos Conjuntos Residenciais Professor Milton Severino, Prefeito Jair Della Coletta e Prefeito Warley Colombini, o Sistema de Distritamento será aplicado na unidade de distribuição dos Correios em Araras para atualizar o cálculo dos recursos necessários que a mesma deve possuir para suportar o aumento da carga postal ou do percurso a ser realizado pelos carteiros, permitindo expandir o serviço de distribuição postal de forma gradativa e com responsabilidade social”. A abertura de eventual concurso público para reforçar o efetivo dos Correios, segundo o ofício, depende de autorização do Ministério do Planejamento.

Até então, reforça o documento, as correspondências destinadas aos moradores destes bairros continuam disponíveis para serem retiradas no Centro de Distribuição Domiciliária dos Correios de Araras, localizado na Rua Antonio Alfredo Mathiesen, 357, Centro.

“Vínhamos solicitando a liberação dos CEPs há bastante tempo junto aos Correios. E toda a documentação necessária e exigida pela empresa para que este procedimento fosse viabilizado já tinha sido encaminhada pelo setor de Cadastro Técnico da Prefeitura. Ainda aguardamos que a entrega de correspondências seja regularizada em toda a cidade e vamos continuar acompanhando de perto este processo, cobrando, inclusive, para que aconteça o mais rápido possível”, disse o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

Diversos pedidos para liberação
A liberação de CEP para os novos bairros era uma reivindicação antiga da Prefeitura de Araras junto aos Correios e, de acordo com levantamento do setor de Cadastro Técnico, não acontecia desde 2013 na cidade.

Há ofícios com protocolo dos Correios atestando que a Prefeitura fez corretamente a entrega da documentação necessária para que isso acontecesse. Os processos incluem cópias dos decretos de liberação dos loteamentos, planilhas contendo os nomes das ruas antes e depois dos projetos de denominação, projetos urbanísticos, mapas, e todas as leis de denominação de ruas, aprovadas pela Câmara Municipal de Araras e sancionadas pelo Poder Executivo.

Como não havia resposta por parte dos Correios, os pedidos foram reiterados várias vezes, nos últimos anos, por meio de ofícios emitidos pela Prefeitura.

Em fevereiro deste ano, o chefe de Gabinete Léo Teodoro Gurnhak e o diretor do Cadastro Técnico da Prefeitura, Luiz Fernando Privatti, se reuniram com o gerente da agência dos Correios de Araras, Orlando Martins Ferreira Júnior, e o gerente interino do Centro de Distribuição dos Correios, Glever Zutin, para reforçar, mais uma vez, o pedido. No encontro, foram solicitadas ainda melhorias, como ampliação na distribuição de correspondências e encomendas, e na infraestrutura das agências da cidade.

Na ocasião, o gerente da agência dos Correios de Araras disse que a cidade não apresentava problemas relacionados à falta de urbanização. “Araras está devidamente mapeada e sinalizada. Também não há falta de placas de denominação das ruas e vale ressaltar que esses são os itens mais exigidos na liberação de novos CEPs”, disse Júnior.

A Prefeitura tem cumprido essa meta e, nos últimos dois anos, realiza um trabalho rigoroso de troca e instalação de novas placas de denominação de ruas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, desde 2014, a Prefeitura já instalou 3 mil novas placas na cidade. Ainda segundo a pasta, a previsão é que sejam instaladas mais 2 mil, contemplando bairros de todas as regiões que ainda não estão sinalizados.

Secom/PMA