Publicado em: 10/06/2016 às 16:54
Semana do Meio Ambiente: horta sustentável é implantada no Centro Dia do Idoso
Horta foi adaptada às necessidades dos idosos que frequentam o local, facilitando o manuseio e cuidado com as plantas

O Centro Dia do Idoso Orlando Denardi (Picão Denardi) passou a contar com uma horta sustentável, desenvolvida por meio de parceria com o DMA (Departamento de Meio Ambiente), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.

A área foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (10), durante ação que integrou a Semana do Meio Ambiente, realizada pelo DMA. Os idosos assistidos no local participaram do plantio de alface, cebolinha, salsinha, quiabo, feijão, rúcula, alface, couve, brócolis, repolho e chuchu.

“Toda produção será inserida no cardápio diário dos idosos que frequentam o local. Além de complementar a alimentação, a horta também servirá como terapia ocupacional para os idosos”, disse a coordenadora do Centro Dia do Idoso, Genice dos Santos Souza.
A horta foi adaptada às necessidades dos idosos que frequentam o local, facilitando o manuseio e cuidado com as plantas. Toda a preparação do espaço ficou sob a coordenação da equipe do Departamento de Meio Ambiente.

“Além de aumentar a interação do homem com a natureza, a horta foi feita com materiais recicláveis, como garrafas pet, restos de madeira e pneus, isso gera um série de benefícios para a natureza – entre eles, economia da energia, aumento da vida útil dos aterros e diminuição das despesas com a coleta, preservação dos recursos naturais, geração de empregos diretos e indiretos entre outros”, comentou a diretora de Educação Ecológica do DMA, Bruna Fatoretto.

Óleo Vegetal

As atividades fazem parte da Semana do Meio Ambiente, que também incluiu a implantação do 1º PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de óleo vegetal usado. As entregas podem ser feitas no DMA (Departamento de Meio Ambiente), localizado na Rua Cândida Lacerda, 231, Centro.

A iniciativa, que faz parte do Projeto Reciclaóleo, visa expandir os pontos de coleta para outros órgãos da administração pública, escolas públicas e parceiros. O material coletado será encaminhado à Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa. A medida visa promover a conscientização sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado e evitar a contaminação do meio ambiente.

A Semana do Meio Ambiente termina neste sábado (11), às 9h, com o plantio de mudas na área verde do Residencial Prefeito Jair Della Coletta, na região leste.

Secom/PMA