Publicado em: 10/06/2016 às 16:44
Cidadãos podem solicitar reparos na iluminação pública via internet
Site da Prefeitura de Araras agora tem formulário específico para registrar os pedidos; nova empresa assumiu os serviços após licitação realizada pela Prefeitura

A população de Araras poderá solicitar reparos na iluminação pública via internet, no site da Prefeitura – www.araras.sp.gov.br. Formulário específico para esse serviço está disponível a partir desta sexta-feira (10), no portal oficial da cidade, visando agilizar o fluxo de solicitações e atendimentos.

O novo canal de atendimento à população foi apresentado em coletiva no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, comandada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Fábio Augusto Franco. O recurso foi desenvolvido pela equipe de TI da Prefeitura de Araras.

Ao clicar no ícone “Troca de Lâmpadas”, disponível logo na home do site, o internauta terá à disposição um formulário para inserir seus dados e os dados da solicitação em si – tipo de problema, local e – importante – alguma referência para ajudar na localização.

Ao enviar o formulário corretamente preenchido, o cidadão terá emitido um número de protocolo, que poderá ser anotado para que ele próprio possa agilizar o acompanhamento da solicitação.
Como o layout do site da Prefeitura é responsivo, o ícone de solicitação de reparos na iluminação pública também pode ser acessado via tablets ou smartphones.

Os pedidos serão automaticamente encaminhados à Ouvidoria da Prefeitura para triagem, e também à nova empresa responsável pela manutenção.

O telefone 156 da Prefeitura seguirá disponível para que a população que não usa a internet possa fazer normalmente suas solicitações de reparos na iluminação pública. As atendentes do 156 utilizarão, inclusive, o mesmo formulário disponível no site para registrar as ocorrências, que seguirão o fluxo normal para atendimento.

Segundo o secretário Franco, o objetivo da abertura do novo canal digital é agilizar o fluxo de solicitações, possibilitar melhor organização logística da empresa prestadora de serviços e, assim, acelerar a efetivação dos reparos. “Estimamos que vencida a demanda reprimida gerada pela transição de uma empresa para outra, já que tivemos que promover nova licitação com todos os prazos e intercorrências comuns nesses processos, conseguiremos que os pedidos da população sejam sempre solucionados em uma semana, no máximo”, prevê ele.

Os problemas mais comuns relatados pela população segundo Franco continuam sendo lâmpadas queimadas ou que não se apagam durante o dia e também problemas com chaves magnéticas que, não raro, ocasionam ‘apagões’ em vários postes de uma mesma via, de forma contínua.

Vale ressaltar que a Prefeitura segue responsável pelos reparos em lâmpadas e acessórios de iluminação, não respondendo por danos em postes, transformadores, fiações, etc...que seguem a cargo da Elektro Eletricidade S/A.

A manutenção do parque luminotécnico de Araras será realizada a partir deste mês de junho pela empresa Ilumitech Construtora Ltda., vencedora da licitação realizada na modalidade tomada de preços. Os trabalhos já começaram a ser realizados pela empresa nos últimos dias, após a emissão da ordem de serviços.

Secom/PMA