Publicado em: 06/06/2016 às 15:16
2ª Feira do Estudante reuniu mais de 9 mil pessoas
Evento aconteceu na última semana, no Parque Ecológico, e serviu para estudantes conhecerem cursos fornecidos na cidade e região

A 2ª Feira do Estudante – Araras, Cidade Educadora, realizada pela Prefeitura de Araras, reuniu em seus quatro dias de evento mais de 9 mil pessoas da cidade e região. A informação é da Secretaria Municipal de Educação, que coordenou o evento, com base em dados repassados pelos expositores da feira.

A iniciativa educacional aconteceu de 1º a 4 de junho, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto, e apresentou as oportunidades disponíveis na cidade para facilitar a escolha dos estudantes sobre qual carreira seguir, além de proporcionar integração deles com o mercado de trabalho e as instituições instaladas no município.

Segundo a Secretaria, ao todo, 9.300 pessoas passaram pelo evento – entre as cidades da região, Rio Claro e Leme foram as que mais trouxeram visitantes

Com mais estrutura e comodidade aos presentes, se comparado com a 1ª edição realizada em 2015, o evento abrigou estandes de 28 instituições. Desse total, quase metade – 13 – foram voltados ao ensino superior. A ação ainda contou com a participação de outras instituições que ofertaram formação técnica e até mesmo escolas de idiomas, órgãos de fomento e de formação e encaminhamento ao mercado de trabalho.

“Essa foi mais uma oportunidade dos estudantes de Araras e região perceberem que há opções de estudo próximo às suas casas, de decidirem uma profissão futura. Mesmo com a chuva, o evento foi muito positivo e conseguimos ultrapassar os números de 2015 em todos os sentidos, com mais presentes, mais expositores e mais atrações”, comentou a secretária municipal de Educação, Elizabeth Carvalho Cilindri.

Para a coordenadora de Comunicação da Faculdade de Odontologia e Medicina, São Leopoldo Mandic, Silvia Balbo Messias, a organização da Feira do Estudante foi de primeira linha.

“Possibilitar um ambiente de integração com os estudantes é sempre muito importante e deve ser levado em consideração. Sabemos do foco e da preocupação da Prefeitura de Araras com a educação em todos os níveis, o que fortalece ainda mais um evento deste tamanho. Com a Feira, os estudantes - não só de Araras, mas também de toda a região - têm oportunidade de conhecer e agregar mais à sua futura vida acadêmica”, disse.

Estrutura de ponta e incentivo aos estudantes

Além da exposição das instituições de ensino, a 2ª Feira proporcionou aos estudantes de Araras e região uma estrutura de ponta com pavilhão de eventos, uma arena preparada especialmente para apresentação de palestras de orientação vocacional, banheiros, e uma sala multimídia composta por 15 computadores com internet, onde os presentes participaram de jogos interativos, entre outras atividades.

“Sonho em cursar enfermagem no futuro e, com a feira, pude conhecer um pouco mais sobre o curso e suas atividades, além de tirar algumas dúvidas sobre a profissão. Achei bastante interessante essa iniciativa e adorei todo o espaço”, disse a aluna do 2º colegial do Sesi de Araras, Gabriela Maneta Pires, de 16 anos.

Para a amiga dela, Pamela Costa, ter um evento deste porte em Araras foi sensacional. “Gostei muito da ação, extremamente útil para os estudantes daqui e de outras cidades. Ter mais opções para o nosso futuro acadêmico é muito válido, uma oportunidade única”, comentou a adolescente, também de 16 anos e aluna do Sesi.

Completando o raciocínio das adolescentes, Juliana Girardelli aprovou a iniciativa municipal. “A Prefeitura acertou neste incentivo aos estudantes de nossa cidade. É um projeto bem legal e todos estão de parabéns. Com uma iniciativa assim, os jovens poderão conhecer um pouco mais sobre as profissões que escolherem no futuro. Ações assim são sempre válidas e aprovadas pela população”, salientou.

Além das orientações, palestras e atrações diversas, o espaço ainda contou com uma praça de alimentação com cinco food trucks que comercializaram pastéis, porções, comida mexicana, hambúrguer gourmet, minipizzas, crepres e açaí.

Em 2015, primeira edição da Feira do Estudante de Araras, o evento contou com a presença de mais de 6 mil pessoas.

Anderson Cândido/Secom