Publicado em: 06/06/2016 às 12:23
Semana do Meio Ambiente começa com visita de alunos ao Centro Pró-Arara
1º PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de óleo vegetal municipal foi implantado no Departamento de Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente 2016 começou nesta segunda-feira (6) com visita monitorada de alunos da rede municipal de ensino ao Centro Pró-Arara e com a implantação do 1º PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de óleo vegetal no Departamento de Meio Ambiente, que fica na Rua Cândida Lacerda, 231, Centro. O ponto faz parte do Projeto Reciclaóleo, que tem como objetivo ampliar os locais de coleta em outros órgãos da administração pública, escolas públicas e parceiros.

O Centro Pró-Arara, que funciona no Lago Municipal, é um espaço onde são encaminhadas as aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros. No local, os animais passam por exames e cuidados veterinários, se necessário.

Durante a visita, os alunos participaram de palestra e puderam ver de perto toda a estrutura do local e também como é feito o tratamento das aves que chegam debilitadas ao Centro.

Todas as aves recebidas são tratadas por uma equipe formada por um veterinário, uma bióloga, três cuidadores, além de auxiliares administrativos. Depois deste período de tratamento e reabilitação, as aves serão encaminhadas a uma área de soltura e monitoramento, que fica na zona rural de Araras.

“As crianças são multiplicadores de informação e, com isso, irão repassar o que aprenderam aqui para os pais em casa. A intenção é explicar como se dá o cuidado das aves, desde o momento em que chegam ao Centro até sua reabilitação e soltura. Além disso, o principal objetivo com estas visitas é reforçar junto a eles a importância da preservação das espécies de aves em extinção”, explicou a veterinária Fernanda Senter Magajevski, coordenadora do Centro Pró-Arara.

Realizada pela Prefeitura de Araras e coordenada pelo DMA (Departamento de Meio Ambiente), órgão vinculado à Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, a Semana segue até o dia 11, com atividades diversificadas visando à conscientização ambiental. Além das visitas educativas, haverá ainda exibição de vídeos educativos e implantação da horta sustentável no Centro Dia do Idoso.

Entre as atividades desenvolvidas estão também plantios educativos visando à mobilização e conscientização sobre a importância da arborização urbana. As ações acontecerão em dois locais: na Rua Cândida Lacerda (Centro) e no Residencial Prefeito Jair Della Coletta (região leste).

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente
Segunda-feira (6)

Visita educativa ao Centro Pró-Arara e implantação do primeiro PEV (Ponto de Entrega Voluntária)
Terça-feira (7)