Publicado em: 27/05/2016 às 10:31
2ª Feira do Estudante: Senai irá expor kits de robótica e de automação industrial
Evento, que reunirá estandes de 28 instituições de ensino, acontece entre os dias 1 e 4 de junho, no Parque Ecológico; entrada é franca

O Senai de Araras contará com estande na 2ª Feira do Estudante e levará novidades aos visitantes. De acordo com a coordenação da escola, kits modernos de robótica e de automação industrial estarão em exposição no local.

A Feira do Estudante, que reunirá 28 instituições de ensino de Araras e região, acontece entre os dias 1 e 4 de junho, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto. A entrada é franca.

Renato Nunes do Nascimento, assistente de apoio técnico da unidade do novo Senai de Araras, inaugurado em 2015 e um dos maiores do Estado, explica que o kit de robótica será apresentado em primeira mão aos estudantes. “Esse kit será utilizado em breve com alunos do curso técnico de Mecatrônica e simula a montagem de um conjunto mecânico por meio de um robô, que ao final do processo deposita o conjunto montado em uma esteira que fará análise de tamanho, cor e tipo de material, depositando-o no local designado conforme programado”, explica.

Outro equipamento que será apresentado é um simulador de automação industrial, que reproduz como funciona o processo de linha de produção industrial.

Também no estande do Senai serão expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos da área de Metalmecânica. Além disso, haverá computadores e mesas de reunião para a divulgação de todos os cursos oferecidos no Senai e realização de cadastros e inscrições de alunos interessados.

2ª Feira do Estudante

Ao todo, 28 instituições de ensino irão expor na 2ª edição da Feira do Estudante. Desse total, quase metade – 13 – são de ensino superior. O evento contará ainda com a participação de outras instituições que ofertam formação técnica e até mesmo escolas de idiomas, órgãos de fomento e de formação e encaminhamento ao mercado de trabalho.

As universidades ou centros universitários presentes são: UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Unesp (Universidade Estadual Paulista) Rio Claro, Unip (Universidade Paulista), Uniararas/FHO (Centro Universitário Hermínio Ometto), Anhanguera, Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson), São Leopoldo Mandic, UAB (Universidade Aberta do Brasil), Faculdade Municipal/Anhanguera, Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e Centro Universitário Uninter.

Também terão estandes de exposição na feira o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), além do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), a Etec (Escola Técnica Estadual) Prefeito Alberto Feres, Colégio Objetec, Centro de Turismo José Elio Dias, a Fade (Fundação Ararense Para o Desenvolvimento do Ensino) e a Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã) de Araras.

A Feira do Estudante tem como objetivo oferecer oportunidades para facilitar a escolha dos estudantes sobre qual carreira seguir, além de proporcionar a integração dos jovens com o mercado de trabalho e com os agentes educacionais de Araras e região. A proposta ainda visa trazer informações atualizadas sobre as novas profissões aos alunos do 9º ano e ensino médio.

Palestras e atrações

Além dos estandes de exposição de cursos, laboratórios e outros serviços e atrativos oferecidos pelas instituições, a feira oferecerá um leque atrações para os estudantes que forem visitar o evento.

Foi preparada uma vasta programação de palestras, atividades de orientação vocacional, ações multimídia e mesmo atividades práticas oferecidas por diversas instituições expositoras. Estão previstos também shows de física e química, coordenados pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e atividades no ônibus laboratório “História da Eletricidade”, projeto realizado por meio de parceria entre a equipe Ciência em Show e a Uniararas/FHO.

Em 2015, a 1ª edição da Feira registrou público de quase 6 mil estudantes de Araras e região, em três dias de evento. No ano passado, o evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de março, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

Serviço:

O que?