Publicado em: 27/05/2016 às 10:26
Nova praça no Villa-Lobos está prestes a ser entregue
Obra já está praticamente pronta e previsão de entrega é pra o mês de junho; espaço terá academia de ginástica ao ar livre e playground moderno, do tipo multiplay

A nova praça de lazer construída no Conjunto Habitacional Heitor Villa-Lobos está prestes a ser entregue pela Prefeitura de Araras. De acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, estão sendo realizados os últimos retoques no local, com serviços de acabamento e instalação de trilhas táteis para orientar deficientes visuais – os dispositivos são instalados ao redor da academia de ginástica.

Ainda de acordo com a Secretaria de Planejamento, a previsão é entregar a nova praça em junho. Além disso, o projeto de lei n°. 22/2016, já protocolado na Câmara Municipal, denominou o novo espaço como Praça Mário Luiz Buchini Bedo.

Com área de 2.520 m², a praça terá seis aparelhos para academia de ginástica ao ar livre e playground moderno - do tipo multiplay - semelhante ao instalado no Lago Municipal. O playground terá 10,5m por 8,5m e contará com dois escorregadores, uma escada, uma rampa, passarela, escalador, tobogã, balanços, etc.

Os serviços também irão incluir 595 metros de calçamento, iluminação com sete postes e 21 luminárias, arborização, gramado, três mesas com bancos, bebedouros, seis unidades de lixeira seletiva e doze bancos semelhantes aos da Praça Barão de Araras.

A obra atende à demanda indicada por moradores da região em reuniões do Orçamento Participativo.

Meio ambiente e acessibilidade

O projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade valorizou a preservação da área verde e a instalação de espaços acessíveis no local.

As árvores já existentes no entorno do espaço e outras próximas de onde será construído o playground não serão cortadas. Será realizada uma parceria entre a Secretaria Municipal de Planejamento e o Departamento de Meio Ambiente para realização de plantio de novas espécies de mudas, complementando assim a arborização da praça.

Outra preocupação do projeto, realizado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, foi tornar a praça totalmente acessível com duas rampas de acessibilidade, uma em cada lado, além de piso tátil no entorno da academia.

Homenagem ao maestro Villa-Lobos

Novidade na construção deste novo espaço de lazer será uma homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, que dá nome ao conjunto habitacional. No muro do Centro Comunitário será grafada a biografia do maestro, junto a uma ilustração da partitura da música Trenzinho Caipira, que, conforme historiadores, foi composta quando Villa-Lobos passou por fazendas próximo à Araras.

A iniciativa já foi realizada na Praça Evaristo Ferreira da Silva, localizada no Jardim Bela Vista, onde foi grafado o poema “Universo”, do jornalista e poeta brasileiro Olavo Bilac. A ideia será estendida a outras praças que serão revitalizadas na cidade e tem como proposta incentivar e disseminar a literatura e a música junto à população da cidade.

Horácio Busolin Júnior / Secom