Publicado em: 25/05/2016 às 15:40
Araras encerra vacinação contra a gripe com mais de 95% de imunização
Estado está destinando doses da vacina apenas às cidades que ainda não atingiram a meta do Ministério da Saúde; em Araras, a meta estipulada era de 80%

A campanha de vacinação contra a gripe foi encerrada esta semana em Araras, após o município imunizar mais de 95% do público-alvo definido para a mobilização.
A Secretaria de Saúde do Estado, responsável pela distribuição da vacina em São Paulo, passou a destinar as doses apenas às cidades que ainda não atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Araras imunizou 95,08% do público-alvo – a meta era 80% desta população. Ao todo, 24.511 receberam a dose da vacina. Segundo o balanço, a vacinação imunizou 6.371 crianças de seis meses a cinco anos (95% do total), 13.831 idosos (91,34%), 3.028 trabalhadores da saúde (115,71%), 1.032 gestantes (84,60%) e 234 puérperas (116,43%).

“O Governo do Estado adquiriu doses extras da vacina, porém essas doses foram fornecidas aos municípios que ainda não tinham atingido a meta de imunizar 80% do público-alvo. Mais uma vez, nós fizemos a nossa parte e ultrapassamos a meta estipulada pelo Ministério”, diz a farmacêutica responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Margareth Pagotti.

Em Araras, a imunização continua somente para as crianças de seis meses a 5 anos que ainda não tomaram a 2ª dose da vacina. Os pais devem procurar as salas de vacinação que funcionam das 7h30 às 15h30, no PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes); PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2); PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes); PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada); PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga) e CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere).

A vacinação tem como público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, indígenas, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais de saúde, além de doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde.

A vacina imuniza contra três tipos de vírus da gripe: o H1N1, H3N2 e o tipo B. A Secretaria da Saúde alerta que a vacina precisa ser tomada o quanto antes, já que demora 15 dias para fazer efeito. Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde pelo telefone 3543-1522.

Secom/PMA