Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 25/05/2016 às 15:15
2ª Feira do Estudante: evento visa convencer jovens a aproveitar oportunidades, diz prefeito
Em coletiva com imprensa e expositores, Brambilla reafirma que estudantes de Araras precisam ser estimulados a acreditar em seu futuro e a aderir às dezenas de opções de formação profissional – inclusive gratuitas - existentes na cidade e região

Nossos jovens precisam ser convencidos a aproveitar as oportunidades de ensino que a cidade e a região oferecem. Inclusive, muitas oportunidades gratuitas. Essa foi a mensagem básica que o prefeito Nelson Dimas Brambilla passou aos jornalistas durante a coletiva de lançamento da 2ª Feira do Estudante, evento que acontece de 1 a 4 de junho, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto. A coletiva foi no próprio Parque Ecológico, na manhã desta quarta-feira (25).

Realizada pela Secretaria Municipal de Educação e contando com quase 30 expositores, entre eles mais de 10 instituições de ensino superior públicas e privadas, além de escolas técnicas e de idiomas, a feira trará detalhes sobre cerca de mais de 50 cursos de graduação e mais de 150 de pós-graduação, especialização, formação técnica, tecnológica ou profissionalizante disponíveis no município e algumas cidades próximas.

A montagem da estrutura do evento já começou e o prefeito, acompanhado da secretária de Educação Elizabeth Cilindri, recebeu a imprensa e representante de expositores para detalhar o funcionamento da feira e falar de sua importância estratégica na consolidação de Araras como polo de formação de mão-de-obra.

Para Brambilla, há hoje muitos jovens que não estão conscientes de que as oportunidades existem e eles não só podem como devem aproveita-las. “Não é sempre que uma cidade com cerca de 130 mil habitantes como a nossa oferece tantas oportunidades, seja nas instituições públicas e gratuitas, ou mesmo nas particulares, através dos programas de bolsa e fomento. Araras oferece essas oportunidades. Mas, por alguma razão, muito provavelmente pelo esgarçamento do tecido social, pela desestruturação das famílias ou pela desinformação, muitos simplesmente não acreditam, e não aproveitam. Acabam ficando pelo caminho. Foi pensando nisso que decidimos fazer essa feira. Queremos trazer os jovens que hoje estão terminando o ensino fundamental, ou mesmo estão no ensino médio, para que venham ver quantas alternativas existem, aqui mesmo, ou muito perto, em ótimas instituições, para que eles prossigam na sua formação, galguem degraus de conhecimento e sejam donos de seus destinos, podendo disputar melhores oportunidades de emprego no futuro”, afirmou.

Diretoras da rede municipal de ensino que prestigiaram a coletiva ouviram um apelo do prefeito. “Vocês que são gestoras das escolas, com sua equipe de educadores, por favor, ajudem a acender nesses jovens a chama da busca pelo saber, a vontade e a certeza de que eles têm condições de seguir estudando”, pediu.

A secretária Beth Cilindri enfatizou a importância da sequência do projeto da feira. “Ano passado já foi um sucesso, tivemos cerca de 6 mil visitantes, num primeiro evento. Tanto que a pedido dos participantes, nós decidimos ampliar a estrutura, trazer para o Parque Ecológico, mostrando que nosso desejo é de que esse projeto dê muitos frutos”, afirmou ela.

Outro que também elogiou a iniciativa foi o vereador Breno Cortella. Ele ressaltou que a ocupação do Parque Ecológico pela juventude é outro reflexo positivo da feira. “Além de tudo que a feira vai oferecer em termos de oportunidade de conhecimento, de orientações, o evento trará o jovem para esse recinto, num momento bastante especial. Isso valoriza ainda mais o espaço público e as iniciativas públicas em prol da educação e do desenvolvimento do cidadão”, afirmou ele.

2ª edição do Guia do Estudante
Durante a feira, os participantes receberão gratuitamente um kit com materiais de apoio e a 2ª edição impressa do Guia do Estudante, um compêndio com todas as informações sobre cursos de diversos níveis existentes em Araras e região.

O Guia também traz informações úteis para quem quer buscar programas de fomento e mesmo para escolher qual opção de curso seguir.

Após a realização da feira, esse conteúdo estará também disponível em formato digital, em hotsite da Prefeitura de Araras.

Inscrições abertas para cursos gratuitos de engenharias
Aproveitando a coletiva de imprensa, Brambilla anunciou que estão abertas as inscrições para dois cursos gratuitos de engenharias em Araras. Eles são da Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, em parceira da Prefeitura de Araras, através do Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB.

A Univesp oferece, no seu Vestibular 2016 - 2º semestre, 108 vagas – 54 para Engenharia de Computação e 54 para Engenharia de Produção.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de junho, no site www.nossorumo.org.br

A taxa de inscrição é de R$67,90 e deve ser paga até dia 13 de junho. Solicitações de redução ou isenção da taxa de inscrição devem ser enviadas de 23 a 30 de maio. Todos os cursos são gratuitos, e as aulas começam no segundo semestre.

A Univesp abriu um total de 918 vagas em todo o Estado de São Paulo. Os cursos, semipresenciais e gratuitos, são viabilizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e o Governo do Estado. Também pela Univesp é oferecido o curso de graduação em Ciências Naturais com habilitação em Matemática.

As aulas presenciais ocorrem quinzenalmente, em comum acordo com os aprovados em cada turma no polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Araras. A matriz curricular de cada curso conta com projetos pedagógicos desenvolvidos por universidades públicas - Unicamp, USP e Unesp. As engenharias tem duração de quatro anos e o curso de licenciatura, quatro anos.

Mais informações podem ser obtidas no polo da UAB, que funciona no Centro de Educação e Formação Continuada Dirçon Kammer, na Avenida Nestlé, ao lado do Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. O telefone de lá é 3547-9696.

Atrações da feira
Voltando à 2ª Feira do Estudante, o evento terá diversos atrativos extras, além dos estandes com informações e materiais sobre dezenas de cursos. O ônibus laboratório “História da Eletricidade”, projeto realizado por meio de parceria entre a equipe Ciência em Show e a Uniararas/FHO, será uma das atrações da 2ª Feira do Estudante, que acontece entre os dias 1 e 4 de junho, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto. A entrada é franca.

O ônibus laboratório estará na Feira no dia 3 de junho (sexta-feira), das 8h30 às 22h. A ideia é abordar resumidamente a história da eletricidade e apresentar, por meio de uma exposição itinerante, dez experimentos divididos de acordo com as evoluções técnicas e teóricas observadas pelos cientistas ao longo dos séculos.

Durante aproximadamente 15 minutos, grupos de visitantes são apresentados a diferentes momentos da história, que mostram a forma como a sociedade se organizou com o surgimento da energia elétrica e como serão as tecnologias responsáveis por produzir energia elétrica no futuro.

As atividades proporcionarão um aprendizado diferente, aproximando os estudantes, na prática, da ciência.
A atividade é coordenada por técnicos e físicos integrantes da equipe Ciência em Show, que já se apresentou em vários programas de TV – entre eles, o da Eliana.

2ª Feira do Estudante
Ao todo, 28 instituições de ensino irão expor na 2ª edição da Feira do Estudante. Desse total, quase metade – 13 – são de ensino superior. O evento contará ainda com a participação de outras instituições que ofertam formação técnica e até mesmo escolas de idiomas, órgãos de fomento e de formação e encaminhamento ao mercado de trabalho.

As universidades ou centros universitários presentes são: UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Unesp (Universidade Estadual Paulista) Rio Claro, Unip (Universidade Paulista), Uniararas/FHO (Centro Universitário Hermínio Ometto), Anhanguera, Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson), São Leopoldo Mandic, UAB (Universidade Aberta do Brasil), Faculdade Municipal/Anhanguera, Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e Centro Universitário Uninter.

Também terão estandes de exposição na feira o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), além do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), a Etec (Escola Técnica Estadual) Prefeito Alberto Feres, Colégio Objetec, Centro de Turismo José Elio Dias, a Fade (Fundação Ararense Para o Desenvolvimento do Ensino) e a Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã) de Araras.

A Feira do Estudante tem como objetivo oferecer oportunidades para facilitar a escolha dos estudantes sobre qual carreira seguir, além de proporcionar a integração dos jovens com o mercado de trabalho e com os agentes educacionais de Araras e região. A proposta ainda visa trazer informações atualizadas sobre as novas profissões aos alunos do 9º ano e ensino médio.

Palestras e atrações
Além dos estandes de exposição de cursos, laboratórios e outros serviços e atrativos oferecidos pelas instituições, a feira oferecerá um leque atrações para os estudantes que forem visitar o evento.

Foi preparada uma vasta programação de palestras, atividades de orientação vocacional, ações multimídia e mesmo atividades práticas oferecidas por diversas instituições expositoras. Além disso, estão previstos shows de física e química, coordenados pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

Em 2015, a 1ª edição da Feira registrou público de quase 6 mil estudantes de Araras e região, em três dias de evento. No ano passado, o evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de março, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.


Serviço:
O que?
2ª Feira do Estudante de Araras – Cidade Educadora

Quando?
De 1 a 4 de junho de 2016.
Dias 1, 2 e 3 (quarta, quinta e sexta-feiras) – das 8h às 22h
Dia 4 (sábado) – das 8h às 13h

Onde?
Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto
Avenida José Pavan, Araras SP

Entrada: franca


Secom/PMA