Publicado em: 25/05/2016 às 14:54
Fim de semana: Semana de Artes do CEU terá grafitagem com artista espanhol
Evento realizado pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, pelo Conselho Gestor do CEU e pelo projeto Retrato Declamado tem atividades de quinta a domingo

A 1ª Semana de Artes traz atividades especiais de quinta (26) a domingo (29), no CEU José Olavo Paganotti, que fica na Praça Jorge Assumpção, José Ometto 1.

Realizado pela Prefeitura de Araras, pelo conselho gestor do CEU e pelo projeto Retrato Declamado, o evento contará com a presença do artista de rua espanhol Antonyo Marest, que tem obras espalhadas principalmente pela cidade de Madri. Ele participa de uma roda de conversa nesta quinta-feira, às 19h, e também da grafitagem de paredes do CEU junto a artistas ararenses – o trabalho começa na sexta e segue durante o fim de semana.

O intercâmbio cultural com o artista espanhol teve início no ano passado, quando os grafites dele serviram de inspiração para poemas escritos por integrantes do projeto Retrato Declamado. O trabalho originou o primeiro artigo internacional do grupo, um portfólio bilíngue, com 36 páginas de muita poesia e ilustrações, e ainda a ideia de promover uma semana de artes no CEU.

“O principal objetivo da vinda do Marest é mostrar a essas crianças e jovens que é possível a transformação social por meio da arte e que eles podem usá-la como instrumento para expor sua realidade, seus medos, seus desejos. Sabemos bem que Araras já conta com a presença de artistas grafiteiros daqui. Por isso, gostaríamos e fazemos questão da presença de todos. Juntos somos mais”, comenta Bianca Torre Cabrini, educadora social e uma das fundadoras do Retrato Declamado, ao lado de Mário Marcos Pereira Lima (Toddynho).

Encantado com o trabalho realizado no CEU, Marest vem ao Brasil com patrocínio pessoal para conhecer de perto o projeto e seus integrantes.

A 1 ª Semana de Artes começou no último sábado (21), com a apresentação da peça Vila de Cachorro - De como os artistas enfrentaram a opressão, e traz atividades gratuitas e abertas a todos os interessados.

Concerto de Outono

A programação do fim de semana elaborada pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania traz ainda outros eventos diversificados em vários pontos da cidade.

Entre os destaques, além dos projetos fixos, está o Concerto de Outono realizado pela Orquestra de Sopros de Araras Maestro Francisco Paulo Russo. O evento acontece domingo (29), às 20h, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo. A entrada é franca.

Mais informações sobre a agenda do fim de semana podem ser obtidas pelos telefones 3541-5763 e 3542-5807.

Programação do fim de semana

Quarta-feira (25)
19h - Associação Cultural Raízes de Araras | Viola Caipira, Folia de Reis e Catira |CEU José Olavo Paganotti - Praça Jorge Assumpção - José Ometto 1

Quinta-feira (26)