Publicado em: 24/05/2016 às 16:33
Regiões sul e leste são as que registram mais casos de dengue
Segundo a Secretaria de Saúde, 379 casos de dengue foram confirmados este ano em Araras – entre eles,364 são autóctones e 15 importados

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que as regiões sul e leste são as que mais concentram casos de dengue atualmente.

De acordo com os dados, há 177 confirmações na região sul e 88 na região leste. Em seguida, aparecem as regiões norte (45 casos), centro (36) e oeste (26) - a zona rural tem sete confirmações da doença. Os bairros com maior número de casos registrados são Parque Industrial (81), Vila Dona Rosa (31), Narciso Gomes (27), Parque Tiradentes (27) e Belvedere (23).

A coordenadora do setor de Controle de Endemias Luciana Cristina Bianco reforça que a equipe de combate à dengue continua fazendo o trabalho de nebulização nos bairros em que há mais casos da doença.

“Assim que a gente toma conhecimento de um caso suspeito, fazemos o controle do criadouro. Visitamos o local e outros imóveis da vizinhança com o objetivo de eliminar esses criadouros. Se a suspeita for confirmada, iniciamos a nebulização, que é um tratamento químico para eliminar a fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. A aplicação de veneno apresenta bons resultados em caráter emergencial, mas não significa que os moradores devem relaxar no combate aos criadouros”, observou a coordenadora.

Araras registra 379 casos confirmados da doença (364 autóctones e 15 importados).

Sintomas da doença

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor de cabeça e nos olhos, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos.

Pacientes que apresentarem estes sintomas devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa. Mais informações podem ser obtidas também na Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no CS 2 Dr João Geraldo Noronha, ao lado do Corpo de Bombeiros, ou pelo telefone 3543-1522.

Secom/PMA