Publicado em: 24/05/2016 às 15:48
Projeto leva poesia e fotografia a crianças e jovens
Integrantes do projeto Retrato Declamado, que conta com apoio da Prefeitura, promovem a 1ª Semana de Artes no CEU José Olavo Paganotti; programação conta com presença de artista espanhol que vai grafitar paredes do local, junto de artistas locais

Arte para todos. Esta foi a proposta que serviu como base para dar início a um projeto diferenciado no CEU José Olavo Paganotti, com apoio da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.

A ideia era aproximar a poesia de crianças e jovens e mostrar que, além de acessível a qualquer pessoa, ela também representa uma importante forma de expressão. O grupo começou com cerca de 10 pessoas. Um ano depois das primeiras reuniões, mais de 30 integrantes fazem parte do coletivo.

A poesia foi só a primeira manifestação artística utilizada nos encontros. A fotografia veio complementá-la e batizar definitivamente o projeto de Retrato Declamado.

“A poesia é muito mais que romance e loucura. É um grito de rebeldia, uma forma de ‘gritar’ os problemas e desigualdades sociais. A fotografia veio somar à ideia de que a arte é para todos, de que a arte salva e pode modificar as pessoas”, comenta Bianca Torre Cabrini, educadora social e uma das fundadoras do projeto ao lado de Mário Marcos Pereira Lima (Toddynho).

O grupo se reúne todo sábado, às 14h, no CEU, mas os encontros não são restritos apenas a moradores da zona leste.

“Pelo contrário, somos um coletivo que reúne pessoas interessadas em arte. Muita gente chegou aqui sabendo quase nada de poesia e escrevendo muito pouco; hoje produz textos fortes, carregados de experiências e vivências pessoais. A ideia é justamente essa: fazer com que a poesia estimule as pessoas a ver o mundo e as oportunidades que ele oferece de forma diferente”, completa.

Intercâmbio internacional

Entre as atividades desenvolvidas pelos integrantes do Retrato Declamado estão foto-poemas baseados em obras de escritores como Hilda Hilst e Carlos Drummond de Andrade, além de rappers como Criollo e artistas como Charles Chaplin.

Um dos trabalhos mais significativos do grupo é um portfólio bilíngue com obras baseadas em grafites do espanhol Antonyo Marest. Com 36 página, o trabalho foi realizado em 2015 e originou o primeiro artigo internacional do grupo e um projeto ainda mais amplo e ousado: a realização da 1ª Semana de Artes do CEU.

O evento, que começou no último sábado (21), com a apresentação da peça Vila de Cachorro - De como os artistas enfrentaram a opressão, segue até o fim desta semana, com atividades diferenciadas e a presença do próprio Marest, que, após conhecer o projeto Retrato Declamado, se colocou à disposição do grupo.

“Ele vem para falar um pouco sobra sua própria experiência como artista independente, além de conhecer de perto o trabalho do grupo e participar de uma atividade muito especial com o pessoal de Araras”, acrescentou Bianca.

Marest participa de um encontro com o grupo e artistas locais nesta quinta-feira (26), às 19h, no CEU. Na sexta (27), sábado (28) e domingo (29), o espanhol vai grafitar paredes do CEU também junto a artistas locais.

“O principal objetivo da vinda do Marest é mostrar a essas crianças e jovens que é possível a transformação social por meio da arte e que eles podem usá-la como instrumento para expor sua realidade, seus medos, seus desejos. Sabemos bem que Araras já conta com a presença de artistas grafiteiros daqui. Por isso, gostaríamos e fazemos questão da presença de todos. Juntos somos mais”, finaliza.

As atividades da Semana de Artes do CEU são gratuitas e abertas a todos os interessados. O evento é realizado com apoio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania e do grupo gestor do CEU, além do artista também ter entrado com patrocínio pessoal para a viagem ao Brasil.

1ª Semana de Artes do CEU
Quinta-feira (26), 19h: Roda de conversa com os artistas da cidade e Antonyo Marest – CEU José Olavo Paganotti
Sexta (27), sábado (28) e domingo (29): Pintura das paredes

Secom/PMA