Publicado em: 24/05/2016 às 15:36
Próteses e órteses promovem mais qualidade de vida a beneficiados
Entrega de aparelhos aconteceu na última sexta-feira (20), na sede do Fuss; iniciativa visa atender pessoas que integram o Cadastro Único para programas sociais.

Mais cinco ararenses foram beneficiados com próteses e órteses entregues pela Prefeitura de Araras e pelo Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras na última sexta-feira (20).

De acordo com o Fuss, dois cidadãos receberam pares de órteses de membros inferiores enquanto outros três, próteses de membros inferiores.

As órteses são aparelhos destinados a suprir ou corrigir a alteração morfológica de um órgão, membro (ou de um segmento dele), ou a deficiência de uma função; já as próteses são aparelhos destinados a substituir um órgão, um membro ou parte do membro destruído ou gravemente acometido.

“Sou lesado medular há 30 anos. E essas novas órteses irão me ajudar muito no movimento do meu corpo como um todo. Agora, vou poder sair um pouco da cadeira de rodas e ter mais autonomia. A iniciativa da Prefeitura é mais do que necessária. Fiquei muito feliz de ter sido atendido, pois esses aparelhos são muito caros”, comentou Décio Mutti Júnior, 55 anos, morador do bairro Villa-Lobos.

Arlete Cunha Mutti, esposa de Décio, diz que ele terá mais qualidade de vida com as novas órteses. “Vai ser muito bom para ele. O aparelho dele tinha mais de 10 anos e já estava no limite de uso. É mais uma conquista na vida dele”, completou.

Maria das Dores Cândida, que também recebeu aparelhos, aprovou a iniciativa do Executivo Municipal. "Vai me ajudar muito. Agora vou conseguir me movimentar mais e ter uma vida melhor”, disse a moradora do Narciso Gomes, de 77 anos.

A maioria dos aparelhos foi adquirida com recursos próprios da Prefeitura. No ano passado, foram entregues 32 unidades de órteses e 13 próteses de membros inferiores. Após a entrega, os beneficiados passam por sessões de acompanhamento e avaliação dos aparelhos, previamente agendadas.

“É uma satisfação para a administração poder atender os cidadãos e promover mais qualidade de vida, além de recuperar a autoestima dessas pessoas. É muito gratificante ver a alegria de quem é atendido. É um sentimento que não tem preço”, ressaltou a presidente do Fuss e primeira-dama, Elaine Brambilla.

Próteses auditivas

Além das próteses e órteses, o Fuss também realiza entregas constantes de próteses auditivas à população. Elas podem ser unilaterais (apenas uma unidade) ou bilaterais (duas unidades), dependendo da necessidade da pessoa. Além dos aparelhos, os pacientes também recebem instruções sobre o uso e assinam o termo de entrega das próteses.

Em pouco mais de dois anos, a Prefeitura de Araras, em parceria com o Fuss e a Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, já entregou mais de 600 próteses auditivas à população.

Anderson Cândido/Secom