Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 20/05/2016 às 12:37
Plano de Turismo e convênio com a AMITur marcam um ano de realizações do Comtur
Evento que acontece nesta segunda-feira (23), no Teatro Estadual, irá celebrar período de realizações do órgão para o fomento do setor em Araras

Há um ano, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) era reativado com a posse de novos membros, realizada em maio de 2015. Desde então, o Conselho vem trabalhando para o fomento do turismo local e definindo estratégias para o desenvolvimento do setor em Araras.

Para comemorar esse ano de realizações, a Prefeitura realiza evento na sala de convenções do Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, nesta segunda-feira (23), às 15h. Na ocasião, será assinado também convênio com a AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico).

Umas das principais ações foi a atuação decisiva para elaboração do primeiro Plano Diretor de Turismo de Araras. Na etapa de elaboração, o Conselho teve papel fundamental no levantamento de dados, além de realizar reuniões e oficinas participativas com a empresa Consultoria Turismo 360º, contratada para elaborar o documento, destinadas à construção do plano estratégico.

Aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla, o Plano Diretor de Turismo será publicado em forma de lei na próxima semana na imprensa oficial e no Diário Oficial Eletrônico.

Em dezembro de 2015, o documento foi transformado em volume impresso de 161 páginas, com tiragem de 500 exemplares. O livro também foi encaminhado a autoridades estaduais e nacionais do turismo, além de potenciais parceiros.

Com a confecção do Plano, Araras estará a um passo de obter o título de cidade de interesse turístico. Isso porque o documento agora poderá ser anexado aos autos do processo do projeto de Lei Estadual nº 75/2016, que pretende classificar Araras.

Outra ação importante do Comtur foi o convênio firmado com a AMITur. Com a iniciativa, a cidade poderá pleitear palestras e outros eventos sem custos aos cofres públicos. A AMITur possui uma gama de especialistas em diversas áreas de turismo e poderá levá-los para a cidade gratuitamente.

A iniciativa visa à formação profissional e capacitação de todos aqueles profissionais que estão direta ou indiretamente envolvidos com turismo na cidade.

 

Araras na rota do turismo paulista
Em um ano, o Comtur também conseguiu reinserir Araras na rota do turismo do Estado. Em outubro de 2015, pela primeira vez, a cidade participou do programa Roda SP, realizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. O município foi destaque do programa e uma das cidades que mais recebeu visitantes – ao todo, 692 turistas visitaram os pontos turísticos do município durante os passeios, realizados entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro.

Araras também foi uma das cidades melhor classificadas na pesquisa de satisfação realizada pelo Roda SP. De acordo com a pesquisa, 70% dos visitantes que vieram para a cidade avaliaram o passeio como muito bom – os outros 30% restantes definiram a visita como boa.

Outra ação que colocará o nome de Araras no turismo novamente será a participação no Salão São Paulo de Turismo, uma das maiores feiras do setor no Brasil.

O convite foi feito à cidade e demais municípios que estão pleiteando o título de interesse turístico. A feira acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho, das 10h às 18h, no Centro de Eventos São Luis, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Após convite, a Prefeitura de Araras, por meio da Coordenadoria de Turismo, adquiriu um estande para mostrar todo o potencial turístico, por meio da apresentação de vídeos institucionais, banners informativos sobre os atrativos da cidade e informações gerais. Todo o material será disponibilizado no estande para promover a cidade, buscando atrair mais turistas para o município.

 

Trem sobre rodas
O Comtur e a Prefeitura também começaram a amadurecer a ideia da implantação de um trem sobre rodas na cidade. Apresentada ainda em forma de teste, a iniciativa envolve um bonde turístico que deverá, em breve, fazer parte das cenas urbana e rural de Araras. Em outubro, um bonde semelhante ao que pode ser implantado na cidade ficou estacionado na Praça Barão e depois saiu para um passeio demonstrativo levando convidados – membros do Comtur, imprensa e algumas autoridades – até o Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago).

 

Produzido artesanalmente em uma fábrica de Barra Bonita, o bonde tem riqueza visual com detalhes que remetem ao início do século passado, quando veículos parecidos, que se moviam sobre trilhos e debaixo de linhas elétricas, eram sinônimo de modernidade em grandes metrópoles europeias e brasileiras.

O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento e do Comtur com a apresentação foi colher subsídios para finalizar estudos que deverão resultar na criação do passeio turístico com um veículo similar em Araras.

O próximo passo é a elaboração de um edital de concessão para ver se alguma empresa de transporte ou de turismo se interessa por explorar esse serviço. A ideia é propor um roteiro previamente estudado pelo Comtur, que saia da cidade e vá até algum ponto da zona rural, como, por exemplo, o bairro rural de Elihu Root

Futuro
Já pensando nas metas para o futuro, o Comtur pretende dar passos importantes para o desenvolvimento turístico. Umas das ações é a implantação de atividades de arvorismo e tirolesa no Parque Ecológico, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Além disso, outras metas foram traçadas, como melhorar a sinalização turística no município; instalar um Posto de Informações Turísticas; trabalhar mais intensamente na produção de material de divulgação da cidade e a participar do programa de regionalização do Ministério do Turismo, entre outras ações.

Principais ações realizadas pelo Comtur em um ano
• Elaboração do primeiro Plano Diretor de Turismo e apresentação do documento para a sociedade;
• Participação no Programa Roda SP, da Secretaria de Turismo de São Paulo,
• Contato com os estabelecimentos envolvidos com a atividade turística;
• Promoção de curso na área de Turismo Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araras, Centro de Turismo, o Sindicato Rural de Araras e o Senar;
• Planejamento do calendário de eventos turísticos do município, contato com os organizadores, análise das características dos eventos;
• Viabilização do projeto Trem sobre Rodas no formato de bonde turístico;
• Estudos para promoção de curso de requalificação para garçons;
• Participação em feiras e congressos;
• Divulgação dos atrativos e dos trabalhos realizados em site institucional (www.araras.sp.gov.br/turismo) e fanpage (www.facebook.com/Comtur.Araras)
• Participação inédita no Salão São Paulo de Turismo, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho em São Paulo;
• Aprovação do Plano Diretor de Turismo pela Câmara Municipal de Araras;
• Projeto de Município de Interesse Turístico em andamento na Assembleia Legislativa do Estado;
• Assinatura de convênio com a AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico) para possibilitar a presença de profissionais de diversos segmentos turísticos em palestras e cursos para a sociedade e empreendedores da área;
• Reuniões mensais e sequencia das ações previstas no Plano Diretor de Turismo;

Próximos passos
• Viabilizar atividade de arvorismo e tirolesa no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto;
• Melhorias na sinalização turística no município;
• Instalação de Posto de Informações Turísticas;
• Intensificar produção de material de divulgação da cidade;
• Participação no programa de regionalização do Ministério do Turismo;


Horácio Busolin Júnior / Secom