Publicado em: 18/05/2016 às 16:23
PAC 2: sistema viário será readequado na confluência entre os ribeirões das Araras e das Furnas
Obra de macrodrenagem urbana continua com a construção de novas pontes e o alargamento da calha dos ribeirões

A Prefeitura de Araras abriu nova licitação para readequação do sistema viário próximo à confluência entre os Ribeirões das Araras e das Furnas. A readequação viária será executada paralelamente às obras de macrodrenagem urbana, realizadas por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal.

O novo sistema viário será implantado em conformidade com o projeto da construção do novo canal e do alargamento da calha dos ribeirões. A Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade também informa que o objetivo da obra é garantir mais fluidez no trânsito da região e permitir mais segurança aos motoristas que trafegam pelas três avenidas – Dona Renata (Marginal), Milton Severino e Horácio Krepischi.

A readequação proporcionará um novo desenho ao sistema viário, deixando o trânsito menos truncado. Para isso, o projeto visa à demolição de alguns trechos e pontes para construção de uma grande rotatória. Quem trafega pela Marginal passando pelo Emaús, sentido centro/bairro, por exemplo, poderá fazer a conversão para a Avenida Milton Severino ou acessar o outro lado da Marginal (sentido bairro/centro), sem precisar utilizar a ponte próximo à Casa Krepischi.

Para isso, o projeto incluirá a demolição de duas pontes – uma que passa sobre o Ribeirão das Furnas e outra sobre o Ribeirão das Araras. Para a execução do novo contorno viário, serão demolidos 3,5 mil m² de asfalto, 1,1 mil m² de passeio público e 63,85 m³ de sarjetão. O projeto prevê ainda a remoção de 15 postes de sinalização e limpeza mecanizada.

Todo o sistema de drenagem será readequado e reconstruído incluindo a instalação de boas de leão.

Após etapa de demolições, serão construídos, conforme o projeto, 1,7 mil m² de pavimento e 1,1 mil m² de novos passeios, além da recuperação de 4,2 mil m² de asfalto e instalação de nova sinalização viária, novo paisagismo com plantio de grama e mudas de quaresmeiras e mais 71 metros de guard rail.

O projeto do novo sistema viário não contará com verbas do PAC e será viabilizado com recursos próprios da Prefeitura de Araras. A obra, licitada na modalidade tomada de preços, está orçada em R$ 1.108.890,97, valor que poderá cair após a realização do processo. As empresas interessadas podem apresentar os envelopes de habilitação e proposta até as 10h do dia 31 de maio, na Coordenadoria de Compras, que fica na Rua Pedro Álvares Cabral, Centro.

Macrodrenagem urbana
Paralelamente à construção do novo sistema viário, as obras de macrodrenagem urbana têm sequência com a concretagem da nova ponte construída na Avenida Milton Severino, quase em frente ao Residencial Samantha. A ponte irá interligar a via ao outro lado da Marginal, no sentido bairro/centro.

Mais duas novas pontes serão construídas – uma em frente ao Posto W e outra em frente à Honda. Além disso, os serviços de alargamento da calha do Ribeirão das Furnas segue em andamento e chegará até as proximidades do Lagoa Serena.

As obras de macrodrenagem visam diminuir a ocorrência de enchentes em pontos considerados críticos da cidade, principalmente no Ribeirão das Furnas.

Os trabalhos envolvem o alargamento da calha do Ribeirão das Furnas e de parte do das Araras, em um trecho de aproximadamente 2,1 km, localizado entre as proximidades do Flat Lagoa Serena e a confluência dos Ribeirões das Furnas e das Araras, perto da entrada do Residencial Samantha.

Nestes trechos, o Ribeirão das Furnas ficará com a calha alargada em 20 metros e o das Araras, em 15.

O trecho de obras no Ribeirão das Furnas é considerado um dos mais críticos de todo o projeto, principalmente próximo ao Colégio COC, ponto recorrente de alagamentos no período de chuvas intensas. As obras foram retomadas após reprogramação e adequação do projeto inicial. O projeto também inclui a construção de uma mureta do tipo “New Jersey” ao longo de toda a canalização.

O sistema de macrodrenagem urbana envolve, ao todo, a canalização de 1.100 metros do Córrego do Facão (já concluído), a construção de três reservatórios de contenção de águas pluviais, próximo ao Narciso Gomes (obra também já concluída), e a troca de 15 pontes, visando adequá-las às intervenções do PAC 2.

Horácio Busolin Júnior – Secom