Publicado em: 18/05/2016 às 15:30
Campanha de vacinação contra a gripe segue até esta sexta-feira
Araras já imunizou 80,58% do público-alvo, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era 80%

A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até esta sexta-feira (20), nas salas de vacinação da rede municipal de Araras. As doses são aplicadas das 7h30 às 15h30 no PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes); PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2); PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes); PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada); PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga) e CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere).

A vacinação é destinada a pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, indígenas, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais de saúde, além de doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o último balanço da Secretaria de Saúde, Araras já atingiu a meta estabelecida pelo Ministério, que era de 80% do público-alvo. Ao todo, já foram imunizadas 20.772 das 25.779 pessoas previstas na cidade – o equivalente a 80,58%.

Ainda segundo o levantamento, a vacinação imunizou 4.976 crianças de 6 meses a 5 anos foram imunizadas (75,28% do total), 12.039 idosos (79,51%), 2747 trabalhadores da saúde (104,97%), 803 gestantes (65,82%) e 209 puérperas (103,98%).

As equipes da Secretaria da Saúde iniciaram na última semana a vacinação das crianças de 6 meses a 5 anos, matriculadas nas creches e parques infantis da rede municipal de ensino. Os pais devem ficar atentos ao cronograma elaborado pela Secretaria e mandar também a carteirinha de vacinação dos filhos. As doses contra a gripe serão aplicadas mesmo que a carteirinha não esteja totalmente atualizada.

A vacina imuniza contra três tipos de vírus da gripe: o H1N1, H3N2 e o tipo B. A Secretaria da Saúde alerta que a vacina precisa ser tomada o quanto antes, já que demora 15 dias para fazer efeito.

Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde pelo telefone 3543-1522.

O que é a Influenza?
A influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana.

O vírus influenza é transmitido facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.

Datas em que as vacinas estão sendo aplicadas nas escolas municipais:
18/5: Emei Antonio Severino - Parque Santa Candida
19/5: Centro Social e Educacional Romana Ometto - Centro