Publicado em: 18/05/2016 às 11:12
2ª Feira do Estudante: shows de química e física estão entre as atrações do evento
Feira acontece entre os dias 1º e 4 de junho, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto; entrada é franca

A 2ª edição da Feira do Estudante, que será realizada pela Prefeitura de Araras, no mês que vem, trará novidades ao público. Entre as principais atrações estão shows de física e química, coordenados pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

A universidade é uma das instituições que estará com um estande na Feira, que acontece entre os dias 1º a 4 de junho, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto. A entrada é franca.

No show de física, estudantes do ensino fundamental e médio terão a oportunidade de interagir com diversos experimentos e verificar, na prática, conceitos aplicados na área. Com o auxílio de monitores, que são estudantes do curso de graduação em Física, as atividades são elaboradas de forma envolvente, seja por meio de brincadeiras ou em clima de suspense. Assim, a curiosidade e a constante interrogação que isso gera são os principais aliados para fazer com que os visitantes vivenciem a física de maneira atraente e divertida.

O propósito do show não é o de ensinar, mas sim complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula pelo professor visitante e seus alunos. Durante as apresentações, são utilizados experimentos de mecânica, termodinâmica, eletricidade, magnetismo e óptica, tendo sempre em mente aproximar a física e a ciência do cotidiano dos visitantes. Atualmente, o show tem capacidade de receber 60 visitantes por apresentação.

A atividade é realizada pelo Departamento de Física da Unesp, campus de Rio Claro, que tem como coordenador o professor Dr. Giovani Gozzi.

Show de química
O show de química tem como objetivo divulgar e estimular o interesse científico por esta área da ciência, mostrar a relevância da experimentação para o seu ensino, além de sua importância para humanidade e o meio ambiente.

As apresentações estão voltadas a alunos do ensino médio. A iniciativa é realizada pelo laboratório didático do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro.

Quase 30 instituições confirmadas
A 2ª Feira do Estudante de Araras contará com 28 instituições de ensino expositoras - quase metade delas são do ensino superior. Há outras que ofertam formação técnica e até mesmo escolas de idiomas, órgãos de fomento e de formação e encaminhamento ao mercado de trabalho.

As universidades ou centros universitários presentes são: UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Unesp (Universidade Estadual Paulista) Rio Claro, Unip (Universidade Paulista), Uniararas/FHO (Centro Universitário Hermínio Ometto), Anhanguera, Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson), São Leopoldo Mandic, UAB (Universidade Aberta do Brasil), Faculdade Municipal, Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e Centro Universitário Uninter.

Também terão estandes de exposição na feira o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), além do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), a Etec (Escola Técnica Estadual) Prefeito Alberto Feres, Colégio Objetec, Centro de Turismo José Elio Dias, a Fade (Fundação Ararense Para o Desenvolvimento do Ensino) e a Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã) de Araras.

Em 2015, a 1ª edição da Feira registrou público de quase 6 mil estudantes de Araras e região, em três dias de evento. No ano passado, o evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de março, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

Palestras
Além dos estandes de exposição de cursos, laboratórios e outros serviços e atrativos oferecidos pelas instituições, a feira oferecerá atrações especiais aos estudantes que visitarem o evento.

Uma programação de palestras, atividades de orientação vocacional, ações multimídia e mesmo atividades práticas oferecidas por diversas instituições expositoras está sendo finalizada pela Secretaria de Educação e será divulgada nos próximos dias.

A abertura do evento acontece no dia 1º (quarta-feira) às 8h e a feira vai funcionar funcionando até as 22h, direto, nesse dia e também em 2 e 3 de junho (quinta e sexta-feiras). Já no dia 4 (sábado), o evento funcionará das 8h às 13h.

Horácio Busolin Júnior / Secom
Com informações da Unesp (Universidade Estadual Paulista)