Publicado em: 13/05/2016 às 16:59
Encontro de Autos Antigos acontece nesse domingo na Praça Barão
Evento contará com exposição de aproximadamente 500 veículos; haverá também o tradicional Mercado de Pulgas e show com a banda de blues Crossfire

A Praça Barão de Araras recebe nesse domingo (15), a 19ª edição do Encontro de Autos Antigos. Realizado a quase 20 anos na cidade, o evento acontece a partir das 9h, e reunirá, segundo os organizadores, cerca de 500 modelos clássicos, entre motos, carros, caminhões e bicicletas.

Organizado pelo Clube de Autos Antigos, o evento automotivo conta com a parceria da Prefeitura, do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo.

Assim como em outras edições, o evento terá apresentações musicais, coordenados pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Cidadania. Nesta edição, o som ficará por conta da banda de Blues, Crossfire, da cidade de Porto Ferreira.

Segundo o presidente do Clube de Autos de Araras Osmar Beteghelli Filho, o Encontro de Autos de Araras não é apenas uma exposição de carros antigos, mas também um resgate da história automobilística da cidade, que muitos, ainda não conhecem.

Além da exposição dos veículos, o evento contará com o tradicional “Mercado de Pulgas”, onde o público presente poderá compras peças de automóveis antigos e artigos/artesanatos voltados a antigo mobilismo, como adesivos, acessórios, miniaturas de veículos, camisetas temáticas, entre outros.

Colecionadores interessados em participar da exposição podem inscrever seu veículo - desde que ele cumpra os requisitos solicitados pela organização do evento quanto à data de fabricação (ter pelo menos 30 anos e bom estado de conservação, além de veículos novos, porém de edições especiais) e outras especificidades.

É solicitada ainda a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades assistenciais de Araras. O Encontro de Autos Antigos de Araras faz parte do calendário cultural da cidade e, a cada ano, atrai mais público do município e, de várias regiões de São Paulo e do Brasil.

Calendário de eventos turísticos
Membros do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) estarão presentes no evento no domingo (15), para avaliar a possibilidade de incluir o Encontro de Autos Antigos no calendário de eventos turísticos de Araras. Quesitos básicos como infraestrutura e divulgação necessários para que a iniciativa ocorra em 2017 serão avaliados.

A organização do evento já chegou a participar da Câmara Temática de segmentação do Comtur para discutir a inclusão do evento no calendário. A Coordenadoria de Turismo ressalta a importância do encontro para fomentar o turismo, sendo que o evento chega a atrair muitas pessoas de outras cidades para expor os veículos e pra visitar a exposição.

Horácio Busolin Júnior – Secom