Publicado em: 13/05/2016 às 16:19
Novo Centro Ruy Branco terá mais segurança e atividades em diversas áreas
Detalhes da revitalização foram explicados na manhã desta sexta-feira (13), em coletiva no local; novo espaço será entregue neste domingo (15), a partir das 9h

De “cara nova” e prestes a ser entregue à população ararense, o novo Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda, localizado no Jardim Alvorada (região norte), contará com mais segurança, novas regras e atividades em diversas áreas da sociedade como esporte, educação, saúde, ação social, entre outros.

Os detalhes da revitalização e da nova filosofia de trabalho que será empregada no espaço foram explicados na manhã desta sexta-feira (13), em coletiva de imprensa realizada no local. O complexo esportivo será entregue neste domingo (15), a partir das 9h.

“Esse complexo recebeu uma recuperação completa. A Prefeitura investiu pesado na revitalização deste local. Esse Centro Esportivo é um dos espaços mais importantes da cidade, quando falamos em lazer da população, pois integra pessoas de todas as idades. Se compararmos o serviço que foi realizado aqui, o local recebeu um avanço muito grande. Espero que esse local seja um ambiente de orgulho para essa região. O nosso plano é utilizar esse espaço não só esportivamente, mas agregar atividades em todas as divisões da sociedade, possibilitando mais qualidade de vida para essa região. Um espaço multiuso”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

O prefeito ainda reforça que o espaço de lazer terá uma nova concepção em seu dia a dia. “A partir de agora, esse espaço terá um novo conceito de organização, com um zelador que irá administrar todo o centro, cadastramento dos visitantes, patrulhamento constante da Guarda Municipal, horários de abertura e fechamento, além de novas regras para uma maior conservação do local, entre outros aspectos. Esse novo mecanismo de controle será levado à risca, para que o espaço não seja degradado rapidamente e que as famílias que vierem até aqui aproveitem por muito tempo”, completou Brambilla.

O secretário de Esporte Joílson dos Santos Souza salienta que a reinauguração do Centro Esportivo é mais um ganho para o desenvolvimento do esporte na cidade. “Mais uma vez, estou muito feliz de presenciar uma obra que irá trazer mais um ganho para o esporte em nossa cidade. Eu vejo esse novo espaço igual a um clube de grande porte, porém aberto para todos. A Secretaria de Esporte planeja muitas atividades esportivas no decorrer deste ano. Vamos cuidar deste espaço como se fosse a nossa casa”, disse o secretário.

Além dos projetos esportivos desenvolvidos pelo Esporte, futuramente, o local irá receber ações de outras Secretarias, como a de Educação. “Esse local é exatamente importante. Nós, da Educação, poderemos utilizar o espaço para atender as escolas próximas daqui, principalmente as que disponibilizam a educação integral. A aulas lúdicas, em ambientes diversificados, são essências para o desenvolvimento dos alunos. Vamos usar e abusar deste Centro Esportivo”, brincou a secretária Elizabeth de Carvalho Cilindri.

Revitalização

De acordo com Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade a revitalização do novo Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda custou aos cofres do Executivo Municipal, mais de 700 mil reais. Os recursos financeiros foram provenientes da própria Administração – recursos próprios.

“Investimos pesado nessa revitalização. Foi um projeto muito árduo, porém muito prazeroso. O espaço antes deteriorado, ganhou vida. Parece um outro local. A partir de agora, a população da zona norte terá um espaço seguro e de qualidade para realizar suas práticas esportivas. Uma nova era para esse complexo”, salientou o secretário Fábio Franco.

O novo complexo esportivo conta agora com um campo de futebol com grama artificial (o primeiro de um espaço público no município), recebeu reparos no alambrado e nova iluminação com quatro postes contendo três lâmpadas de 2 mil watts cada. A quadra existente no complexo esportivo também teve o alambrado reparado e recebeu pintura do piso, reforço na iluminação com mais dois postes com três refletores cada e reforma nos vestiários.

Os vestiários da quadra coberta também passaram por reforma completa, com reparos nos sistemas hidráulico e elétrico, e ainda na cobertura.

O projeto de modernização também incluiu melhorias na infraestrutura do espaço. Dois novos bebedouros foram instalados no Centro Esportivo e de mais três no campo de futebol. Outra novidade foi a instalação de mais 10 bicicletários em pontos estratégicos e mais 10 novos bancos de concreto, além de reparos na academia de ginástica ao ar livre.

As melhorias no local envolvem ainda plantio de espécies de árvores nativas, fechamento externo com a colocação de 258 metros de alambrado, substituição e troca de portões para entrada separadas para veículos e pedestres, além de drenagem no playground, e manutenção do piso e pintura da pista de skate.

O prédio administrativo do espaço também recebeu ampla reforma com a instalação de novas janelas e pintura geral das instalações. A realização da obra atende à indicação feitas em reuniões do Orçamento Participativo da região norte.

Outras melhorias na região norte

Assim como a revitalização do Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda, outras melhorias na região norte estão em processo de desenvolvimento, como a construção de rotatória próximo ao complexo esportivo, também na rua Ângelo Ferro, no cruzamento com as vias Orlando Gasparotto e José Dezotti, em frente à escola Leonaldo Zornoff, no Jardim Alvorada; e, também a troca de iluminação pública na avenida Maria Aparecida Muniz Michelin, importante via que liga a zona norte as principais marginais e ao Centro da cidade.

O investimento nestas obras chegam a 2 milhões de reais. As ações também atendem às demandas indicadas em reuniões do Orçamento Participativo.

Anderson Cândido/Secom