Publicado em: 11/05/2016 às 14:58
Campanha de vacinação contra a gripe atinge quase 70% do público-alvo
Em Araras já foram imunizadas 17.691 pessoas das 25.779, que fazem parte do público-alvo

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe realizada em Araras, já atingiu 68,62% do público alvo, segundo balanço da Secretaria Municipal da Saúde. Em Araras, já foram imunizadas 17.691 pessoas das 25.779 previstas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 80%.

Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, a partir de agora, as vacinas deixam de ser aplicadas na Praça Barão de Araras e continuam disponíveis nas salas de vacinação das 7h30 às 15h30 - PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes); PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2); PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes); PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada); PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga) e CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere).

Com o total de doses aplicadas, foram imunizadas 3.920 crianças de 6 meses a 5 anos (59,30%), 10.488 idosos (69,31%), 2.446 trabalhadores da saúde (93,47%), 656 gestantes (53,77%) e 181 puérperas (90,05%).

A vacina imuniza contra três tipos de vírus da gripe: o H1N1, conhecido como agente da gripe suína, e os tipos de vírus influenza A e B. A Secretaria da Saúde alerta que a vacina precisa ser tomada o quanto antes, já que demora 15 dias para fazer efeito. Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde pelo telefone 3543-1522.

O que é a Influenza?

A influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana.

O vírus influenza é transmitido facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.

Secom/PMA