Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 10/05/2016 às 15:27
PAC 2: atendidos pelo Cras Leste recebem palestra sobre Cidade Sustentável
Iniciativa foi realizada em abril e teve por objetivo ampliar as informações sobre as obras de macrodrenagem urbana para integrantes de programas sociais

Beneficiários de programas sociais do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) na zona leste participaram no último mês de abril de palestra com o tema Cidade Sustentável.

A atividade faz parte do TTS (Trabalho Técnico Social) que tem por objetivo divulgar informações sobre as obras de macrodrenagem urbana do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), realizadas com verbas do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura de Araras.

A atividade teve por objetivos: acolher expectativas e objetivos pessoais em relação às atividades do PAC; estimular a integração de novos saberes, valores e experiências e fortalecer a compreensão de que a participação ativa é bem-vinda.

A ação foi realizada no dia 12 de abril no cineteatro do CEU José Olavo Paganotti e contou com a participação de 61 cidadãos integrantes de programas sociais oferecidos no Cras Leste.

A dinâmica consistiu em estimular a apresentação pessoal e a expressão de expectativas, aprendizagem e experiências de forma descontraída, em forma de uma analogia em que o processo é associado a uma viagem de barca. O grupo sentou-se em roda para facilitar o diálogo entre os representantes. Já que a dinâmica consistia em uma “viagem de barca”, um barco de papel foi confeccionado, passado para cada um da roda para que pudessem apresentar-se, e compartilhar seus valores e experiências. A princípio, o barco também foi passado pelas estagiárias do TTS/PAC, para que elas pudessem apresentar o objetivo da dinâmica e do projeto às integrantes do grupo no Cras.

 

Cooperativa de recicláveis
Também no mês de abril, o TTS realizou palestra com membros da Cooperativa de Materiais Recicláveis Araras Limpa. A proposta da ação foi demonstrar a importância do trabalho em equipe e a organização dos cooperados.

 

A palestra, ministrada por assistente social da Secretaria de Ação e Inclusão Social, versou sobre a importância da organização entre os cooperados para o bom funcionamento da cooperativa. Foi exibido o vídeo “Catador fala para Catador”, que mostra a problemática das cooperativas e como esta pode ser solucionada com a organização e o trabalho em equipe.

Trabalho de educação ambiental
Já o Trabalho Técnico Social visa, basicamente, intensificar a divulgação sobre o andamento das obras de macrodrenagem e de todas as suas etapas, além de prestar contas dos investimentos realizados para ela ser executada e seus resultados positivos visando evitar enchentes e alagamentos em dias de chuvas fortes.

O TTS também é responsável pela divulgação sobre o andamento de outra obra importante que conta com investimentos do PAC: a modernização do sistema de tratamento de esgoto de Araras.

Além disso, o TTS tem a função primordial de fomentar atividades que levem a população a refletir e se tornar participante dos processos de avaliação a serem realizados, a fim de aprimorar a intervenções necessárias para execução das obras.

Este trabalho chegou a ser realizado por uma empresa contratada via licitação. No entanto, o contrato foi encerrado e, no momento, o trabalho é executado pelo próprio município, através das Secretarias de Ação e Inclusão Social e pelo Departamento de Meio Ambiente, agora vinculado à Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.

A realização do TTS é obrigatória segundo as regras do PAC 2 e o município presta contas periodicamente sobre seu andamento à Caixa Econômica Federal, órgão que desembolsa os recursos para bancar as obras do programa.

Horácio Busolin Júnior - Secom/PMA