Publicado em: 09/05/2016 às 15:31
Mobilização social atrai famílias ao CEU José Olavo Paganotti
Evento aconteceu durante toda a manhã de sábado (7) no complexo de cultura, esporte e educação que fica na praça Jorge Assumpção, zona leste; população aproveitou para fazer reivindicações ao poder público

A Mobilização Social realizada no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) José Olavo Paganotti atraiu dezenas de famílias ao local na manhã do último sábado (7). O evento, preconizado pelo Ministério da Cultura, teve por objetivo a interação entre o poder público, os gestores do CEU e a população, que além de acompanhar diversas atividades educativas, sociais, recreativas, esportivas e culturais, também aproveitou para fazer algumas reivindicações à Prefeitura.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla abriu o evento, que acontecia em duas frentes: no auditório do CEU, uma escuta pública tinha justamente o objetivo de promover uma prestação de contas do município sobre ações na região leste e no próprio CEU e na parte externa, diversas atividades simultâneas entretiam e divertiam adultos e muitas crianças e adolescentes.

Brambilla afirmou que a escuta pública era mais uma grande oportunidade da população cobrar o poder público municipal. “É importante vocês fazerem as cobranças, expressarem suas posições e dizer onde estamos errando ou acertando. Isso é uma forma democrática, assim como fazemos nas reuniões do Orçamento Participativo”, lembrou.

Secretários municipais e diretores de diversas pastas, assim como o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti e o vereador Breno Cortella também participaram do evento. Representantes das secretarias encarregaram-se de responder apontamentos feitos pela população.

Entre as muitas atrações ao público na parte externa do CEU estiveram: apresentações musicais variadas, pintura lúdica para crianças, jogos de tabuleiro, tênis de mesa, teatro de fantoches e feirinha de saúde, com exposição sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, com direito ao Tunel do Terror, uma instalação onde são mostrados de maneira criativa e bem humorada os perigos da proliferação do vetor.

Apontamentos
Entre os apontamentos feitos pelo público destacaram-se pedidos de intensificação nas atividades esportivas do CEU, a oferta de mais cursos rápidos de ofícios diversos no Centro de Turismo José Elio Dias, o retorno do projeto do Coral Reviver, integrado ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Leste, no âmbito do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos. A assistente social que coordena a rede de Cras Roberta Araújo assegurou que as atividades do coral, que sofreram descontinuidade devido a redução de verbas repassadas pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) serão retomadas em breve, com a normalização dos repasses prevista para esse semestre.

Representando a secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade Urbana, o advogado Alfredo Souza Neto, coordenador do Orçamento Participativo no município, aproveitou para explicar à população alguns detalhes de obras que estão em andamento no entorno do CEU e proximidades, tais como o Terminal de Ônibus da região leste, em implantação na Praça Jorge Assumpção, outras intervenções na própria praça, revitalização e implantação de equipamentos de lazer no Centro Esportivo Alcides Zaniboni (Capixaba) e obras no prédio do antigo Senai que abrigará a Fatec. Alfredo estava acompanhado do engenheiro Estevam Marçal e da coordenadora de projetos da secretaria, arquiteta Marina Baretti.

Para o presidente do Conselho Gestor e coordenador do CEU, Eustáquio Alves Cardoso, a Mobilização Social atendeu as exigências federais e mostrou que a população da região leste já incorporou o CEU como referencial comunitário. “Os moradores da região são o que há de mais importante na existência do CEU. Sem as pessoas isso é puramente um conjunto físico e com os moradores atuando e utilizando tudo isso o local se torna vivo. Essa mobilização só comprova isso”, afirmou ele.

Secom/PMA